Anunciado plano de segurança do Carnaval 2010

Foto: SSP
O plano de segurança para o Carnaval 2010 foi apresentado hoje (5), no Hotel da Bahia, pelo secretário da Segurança Pública, César Nunes. No evento, que contou com a presença do governador Jaques Wagner, de secretários de estado ligados diretamente à grande festa e da cúpula da SSP, foi divulgada a estratégia que será adotada pela polícia baiana.
                           
A maior festa popular do planeta vai contar com 22.677 policiais nas ruas de Salvador e demais municípios baianos que participam da folia, tendo como novidade este ano a utilização de fibra ótica nos principais circuitos da folia e de celulares (modelo Black Berry), que funcionarão como computadores de mão, otimizando a comunicação entre as patrulhas.

 "Essa é a maior operação policial realizada por um estado que não está em guerra", ressaltou o secretário César Nunes. Explicou que o principal objetivo neste Carnaval é reduzir o tempo de resposta da polícia em situações de brigas, roubos e tumultos durante a festa. "Investimos mais uma vez em tecnologia de ponta para melhorar o nosso serviço prestado e garantir uma festa tranquila, com redução em todos os índices de violência", afirmou Nunes.
                           
Inovações
                           
Os cabos de fibra ótica serão instalados nos postes dos circuitos e ficarão integrados ao sistema de câmeras fixas, processando e enviando imagens e demais dados produzidos para a Central de Informação do Carnaval, sediada na Superintendência de Inteligência da SSP, em Ondina. Com investimento de R$ 700 mil, a nova tecnologia garante a cobertura dos 15km dos circuitos, se estendendo até a Praça da Sé, no Centro Histórico.
 Já os celulares do modelo Black Berry, dotados de GPS, têm como principal objetivo dar mobilidade às ações policiais. Os 230 aparelhos móveis, com tecnologia de transmissão de dados 3G, permitem conexão à rede policial e à internet em alta velocidade. Através dos modernos aparelhos poderão ser consultados, em tempo real, os sistemas de informações policiais de pessoas, veículos, condutores e antecedentes criminais. Também será possível acessar a rede nacional do Infoseg, que contém informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil.
Outra novidade será a realização da "Operação Folia e Paz", que tem como objetivo proteger os foliões na volta pra casa, com início às 22h e término às 6h. Serão 60 guarnições da PM, divididas em quatro eixos (Comércio/Suburbana, Bonocô/San Martin, Centenário/Paralela, Orla/Aeroporto).
                                    
Efetivo
                           
A Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento ostensivo nos circuitos da folia, empregará um efetivo de 19.628 policiais, sendo 1.499 do Corpo de Bombeiros, no Carnaval de Salvador e em mais 13 cidades do interior do estado. Na capital baiana serão 12.587 PMs dando proteção a baianos e turistas nos circuitos Dodô (Barra), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), como também em seis bairros que participam da festa (Itapuã, Cajazeiras, Pau da Lima, Periperi, Liberdade e Plataforma). O Corpo de Bombeiros atuará com 1.499 homens em toda a Bahia e 1.172 exercerão atividades de suporte.

 Já a Polícia Civil trabalhará com um efetivo de 2.587 em todo o Estado, entre delegados, escrivães e agentes. Além do auxílio no policiamento nos circuitos da folia, a polícia judiciária fiscalizará possíveis pontos de vendas de drogas e concentração de grupos que se organizam para realizar assaltos. Esse trabalho conta com o apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP, que disponibiliza imagens e informações sobre os locais investigados.  

O Departamento de Polícia Técnica (DPT), por sua vez, funcionará durante os sete dias de folia com os serviços de necropsias, perícias criminais, identificação criminal e realizando exames de lesões corporais, dentre outros. Contará com um efetivo de 512 pessoas na capital e 85 em plantões extras nos municípios de Santo Amaro, Santa Maria da Vitória, Alagoinhas, Barreiras, Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.         
             
                           
Estrutura
                                        
Nesse ano a SSP irá montar 190 unidades policiais ao longo dos circuitos para melhor atender o folião que sofrer violência e punir aqueles que estiverem cometendo algum tipo de crime. Serão 17 postos de policiamento integrado, nove da PM, cinco da PC, uma unidade de observação, uma para o comando especializado, quatro centrais de flagrante, 124 postos de observação da PM, oitos dos bombeiros militares, sete unidades de abordagem e seis para reunião das tropas.

Dando suporte às ações policiais, serão utilizados 1.559 rádios (Hand Talk), 1.199 deles dotados com GPS, o que permitirá a localização das guarnições em qualquer ponto do circuito.
Cento e vinte câmeras fixas e portáteis auxiliarão a polícia na identificação de criminosos, de pontos onde estejam sendo comercializadas drogas e elucidação de outros casos violentos. Ainda na parte de suporte tecnológico, serão utilizados 430 computadores, 80 impressoras e 86 circuitos de dados interligados ao sistema de ocorrências policiais.
                                    

Delegacia Digital
                                      
Todos os dados gerados serão direcionados e armazenados na Central de Informações do Carnaval, em Ondina, que funcionará, assim como ocorreu nos últimos carnavais. Lá estarão presentes representantes dos órgãos estaduais e municipais envolvidos diretamente com a realização da festa, além da Polícia Federal e integrantes de outras entidades.                 
 

A Delegacia Digital, lançada de forma inovadora em 2009 e cuja atuação foi destaque no carnaval passado, atenderá aos foliões também durante a festa deste ano. A unidade funcionará em regime de plantão de 24 horas, com seu efetivo reforçado. O registro de furto, inclusive de veículos, perda ou extravio de documentos e objetos, como também de desaparecimento de pessoas, poderá ser feito de forma mais rápida e simples através do site www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br.

As informações da Secretaria de Segurança Pública

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários