Acorda Cidade
Quem viaja nas estradas da Bahia, além de enfrentar os problemas normais da falta de conservação, ainda tem que conviver com um problema mais grave que é a presença constante de animais nas pistas. Em diversos trechos dessas estradas, os motoristas se deparam com essa triste realidade que pode provocar acidentes que geram de prejuízos financeiros a perda de vidas.
Deixar animais soltos na pista, além de ser um ato irresponsável, também é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O proprietário do animal é responsável pelos prejuízos causados ao veículo.
A PRF na Bahia vem trabalhando constantemente na prevenção aos acidentes de trânsito, incluindo a retirada dos animais das estradas e, em muitos casos, realizando comandos educativos com trabalhadores rurais e proprietários desses animais.
Em 2010, a PRF registrou 362 acidentes causados por animais na pista que vitimaram fatalmente 9 pessoas e apreendeu 1.503 animais que estavam soltos nas rodovias. Este ano, já são 1.034 animais apreendidos.
Somente ontem, em uma operação da Delegacia PRF de Senhor do Bonfim, sete animais foram recolhidos e três pessoas foram detidas por expor a vida ou a saúde de outros em perigo direto e iminente, ao manter um animal de grande porte solto na rodovia.
Todos os animais recolhidos são encaminhados aos currais das prefeituras municipais, onde esperam os proprietários para retirá-los.