Feira de Santana

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água na região de Feira de Santana segue em ritmo acelerado

A terceira etapa das obras de ampliação do sistema integrado de abastecimento da região já está em andamento.

Obras de ampliação do sistema de ampliação de água de Feira
Foto: Ascom/Embasa

Feira de Santana, segunda maior cidade baiana, e as vizinhas Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis estão recebendo investimentos de grande porte da Embasa para ampliar a capacidade de produção e distribuição de água aos seus mais de 800 mil habitantes.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Devido ao crescimento acelerado de Feira de Santana e à necessidade de atender às novas zonas de expansão, foi necessário ampliar e reforçar o sistema de distribuição de água tratada. A 3ª etapa das obras de ampliação do sistema integrado de abastecimento da região já está em andamento, contemplando a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) existente com um aumento de 750 L/s, a implantação de uma Estação de Tratamento de Lodo, a construção de um reservatório elevado de 600 m³.

Durante o planejamento das intervenções para a ampliação do Sistema Produtor e Adutor do SIAA de Feira de Santana, foram identificadas oportunidades para melhorias operacionais nas unidades projetadas. Essas melhorias foram incorporadas à 4ª etapa das obras, que também está em andamento, e compreende a ampliação das Estações de Elevatória de Águas Tratadas (EEATs), a instalação de um sistema de lavagem dos filtros, a implantação do booster no Tomba e a construção de um poço de sucção com capacidade de 2.000 m³.

Para estas duas intervenções, a Embasa está investindo mais de R$ 111 milhões em serviços que irão beneficiar a população com o aumento para 2.250 litros de água tratada por segundo distribuídos à população e, além disso, trazer ainda mais eficiência ao processo de tratamento e distribuição da água nos seis municípios contemplados, com a aquisição de novos e modernos equipamentos que serão aplicados nas obras. Os serviços da 3ª Etapa estão previstos para serem concluídos em março de 2025, e da 4ª Etapa em setembro de 2025.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram