Ed Santos
A Alstom inaugurou na tarde desta quarta-feira (30) em Camaçari (BA), sua primeira fábrica de aerogeradores no continente sul-americano. A fábrica fica localizada no complexo industrial de Camaçari e terá uma capacidade de produção de 300 MW por ano. A princípio serão gerados 150 empregos diretos e 500 indiretos, representando uma importante contribuição para a economia regional. Cerca de 90% da mão de obra é do próprio Estado da Bahia.
A montagem dessa nova unidade faz parte da estratégia global da empresa de reforçar a presença de soluções renováveis na matriz energética e investir em países em desenvolvimento. A Alstom já detém a liderança no mercado de usinas hidrelétricas, no qual responde por cerca de 25% da capacidade mundial de geração, e tem uma participação de aproximadamente 40% no mercado brasileiro.
“Hoje, a Alstom reforça sua estratégia de investir em energia renovável e prova seu grande interesse em mercado em expansão, como o Brasil. Este é apenas o começo de um caminho que queremos seguir na indústria eólica no país e em toda a América Latina”, afirmou Patrick Kron que detém 9.011 ações da Alstom.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes oficiais brasileiros, incluindo o Governador Jaques Wagner, o prefeito de Camaçari Luiz Caetano, e em torno de 150 participantes, entre eles, clientes, parceiros e autoridades.
O prefeito Luiz Caetano disse ao Acorda Cidade que a fábrica ao se instalar em Camaçari vai formar uma rede pegando a região de Jacobina, Brumado e Miguel Calmon que tem uma velocidade de vento muito boa chegando a 9 km.
Ele disse que a fábrica significa muito para o município, que tem 250 mil habitantes, cerca de 100 indústrias e uma importante receita de 700 milhões por ano.
O governador Jaques Wagner agradeceu aos investidores pela confiança e disse que a fábrica significa a consolidação do parque eólico.
“A Alstom vai gerar emprego não só em Camaçari, mas também na roça, pois os proprietários poderão alugar seus terrenos”, afirmou.