Bahia
Advogados baianos desconhecem novo formato de votação para cargo de desembargador
Na primeira etapa do período de seleção que acontecerá este ano, apenas advogados baianos que estiverem adimplentes e inscritos na OAB terão direito ao voto
Acorda Cidade
A eleição para o cargo de desembargador, reservado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), terá novo formato em 2013. A eleição será direta e o voto facultativo para formar a lista sêxtupla de candidatos. A novidade é que, agora, nesta primeira fase os advogados vão poder votar em até seis candidatos, o que dará um caráter mais democrático na votação. No entanto, o processo de eleição continuará sendo realizado em três etapas.
Na primeira etapa do período de seleção que acontecerá este ano, apenas advogados baianos que estiverem adimplentes e inscritos na OAB terão direito ao voto. Seis candidatos serão classificados para a segunda parte da votação, na qual desembargadores selecionarão três nomes que serão avaliados pelo poder Executivo estadual. A escolha final será do próprio governador do Estado, Jaques Wagner.
O modelo de votação volta a entrar em vigor após 18 anos – período no qual os membros do quinto constitucional eram eleitos apenas por conselheiros e desembargadores. Para a eleição deste ano, dezesseis nomes foram inscritos. Entre eles, o do ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o advogado MaurIcio Kertzman Szporer, considerado um dos favoritos ao cargo pela experiência no judiciário baiano. Outros nomes, como Ronaldo Melo Martins da Costa, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia, Luiz Machado Bisneto, entre outros.
Embora já tenha bastante movimentação por parte dos candidatos, informações dos bastidores da disputa pelo cargo de desembargador apontam que muitos advogados que atuam na Bahia não estão cientes do novo formato de votação, o que indica a necessidade de uma maior divulgação por parte da OAB. Além disso, muitos políticos entraram na disputa e têm sido vistos com ressalvas pelos juristas baianos que gostariam de ver no cargo um advogado atuante. A data da eleição ainda não foi definida.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes