Em 5 dias de festa

6% de testes para covid-19 deram positivo até a segunda-feira (20), na tenda montada para o Carnaval

O procedimento é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos.

Carnaval de Salvador 2023
Foto: Alfredo Filho/Secom PMS

Em cinco dias do Carnaval de Salvador, 64 pessoas buscaram voluntariamente a tenda de testagem para Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris. Desse total, quatro exames apresentaram resultado positivo para doença, o que representa 6% do total de procedimentos realizados durante a folia.

Após o resultado, as pessoas com diagnóstico para a doença foram analisadas clinicamente e orientados a se isolar para evitar a disseminação do vírus. Todos os pacientes acolhidos estavam com sintomas leves. Na terça-feira (21), último dia da folia na capital baiana, a tenda funcionará até às 20h.

A titular da pasta e vice-prefeita, Ana Paula Matos, destaca o baixo índice de positividade nos testes e pontua ser reflexo da vacinação em massa na cidade. “Temos mais de sete milhões de doses aplicadas na capital, isso criou uma importante barreira sanitária para os soteropolitanos. Mesmo com muitos turistas na cidade, o povo pode voltar às ruas para curtir o momento sem medo já que estão protegidos com a imunização. A tenda montada especialmente para dar suporte a esse momento de folia é um termômetro de que estamos com ações acertadas na vacinação, única arma para vencer a batalha contra o vírus”.

Ana Paula lembra ainda que o local está de prontidão para acolher aqueles que apresentarem sintomas gripais a fim de evitar a propagação da doença. “Quem estiver com sintomas pode procurar nosso serviços. Essa atitude individual vai evitar um transtorno coletivo, pois reduz significativamente a chance de ‘surtos’ após o carnaval. Importante também completar o calendário vacinal”.

O procedimento é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos. As pessoas que apresentam resultado positivo são atendidas por um médico, que passa as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações. Caso o cidadão apresente sintomas mais graves, é avaliada a necessidade de encaminhamento para UPA ou internamento hospitalar.

O serviço também pode ser encontrado em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Prontos Atendimentos (PA’s) durante o carnaval. Vale salientar, que nas unidades de urgência e emergência, o teste em só será disponibilizado após avaliação médica no paciente sobre a necessidade de realização do procedimento.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eliezer

Incrível essas notícias só saem no último dia parabéns a imprensa Brasileira

José Reis

Ainda tem o “arrastão” onde quem não fez merdas, ainda dá tempo… Só podemos ficar tranquilos após alguns dias de monitoramento. Agora é hora de se preocupar com as contas a pagar, com as ressacas, com as doenças contagiosas, sexo desregrado e principalmente com decisões da famosa Injustiça brasileira que determina “apreensão” de CNH e passaporte por dívidas contraídas, acaba com passagens gratuitas para idosos, redução ou corte de “auxilios”, e VEM MAIS COISAS POR AÍ. Continuem fazendo o L pois tem FESTAS E FERIADOS chegando. Semana Santa, micaretas, São João, e mais e mais. Só não vai ter picanha. Se contemtem com pão e mortadela.

Luís Inácio

O povo passou 4 anos passando fome. Fica quieto militante. Vai pagar teu dízimo que tá atrasado.