Tributo a Hélder Alencar
Agenor Sampaio Neto*
Viva a vida bem vivida. Em 24 de outubro de 2018, concorrido evento do qual participaram Taurino Araújo e diversas personalidades baianas. Promovi com o estudante Rômulo Fiúza e Mello, homenagem ao advogado, jornalista e historiador Hélder Loyola Guimarães de Alencar no auditório do Módulo IV da Universidade Estadual de Feira de Santana. Lançamento do E-book Jurídico intitulado Lineamentos Hermenêuticos de Julgados do STF, coletânea de 35 artigos dedicados ao Doutor Hélder, como é carinhosamente chamado o eterno Procurador Jurídico da Uefs. Evento comovido e comovente, muitos e significativos depoimentos.
Maio de 2020. Ao novamente registrar os mais de trinta anos de relevantes serviços prestados por Doutor Hélder à Universidade que ele ajudou a implantar na década de 1970, agora, com novas e merecidas loas em face de sua aposentadoria. Torcedor do Fluminense de Feira Futebol Clube, cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido, a sua presença se confunde com a Uefs, instituição a quem sempre se dedicou exclusivamente, em detrimento de tantas outras e imperdíveis propostas. Sereno e atento às suas questões relevantes. Inteligência, sobriedade, inteligência, honradez e imparcialidade sempre foram e serão as notas de sua atuação.
Doutor Hélder foi também Chefe de Gabinete do Governo João Durval na gestão municipal de 1967/1971 e participou de diversas diretorias do inesquecível Feira Tênis Clube.Através dessa pálida homenagem, o registro de uma vida marcada pela persistência e clareza de propósitos ante as grandes dificuldades enfrentadas para participar ativamente da vida de Feira e da Uefs, em empreitadas cansativas, arriscadas e, muitas vezes, penosas.
Aqui e alhures, ressalto e eternizo a passagem de Doutor Hélder pela Procuradoria Jurídica da Uefs que, sobretudo, exalta indelevelmente a sua importância para Feira de Santana e para a Bahia, seja no jornalismo, no direito ou na academia. A oportunidade dessa homenagem, portanto, extrapola o orgulho de uma legião de amigos e de admiradores do Doutor Helder, de sua família e, mais precisamente, de sua querida esposa Vera Lúcia e dos filhos Lucas e Flávia Calheira de Alencar e se estende aos seus antepassados, através de uma remissão a sua genitora, a senhora Arminda Emília Guimarães de Alencar, patrimônio da história de Feira de Santana e que exerceu com competência e dignidade a titularidade do Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis bem como ao professor Gastão Clovis de Souza Guimarães, seu avô, que denomina, há décadas, um dos principais centros de ensino do Estado, o Instituto de Educação Gastão Guimarães de Feira de Santana.
*Agenor Sampaio Neto é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Doutorando em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal). [email protected]
Publicado originalmente no Jornal A Tarde, de 05/06/2020, página A3