
O recital “O Ás de Ouro – Uma Saga Sertaneja de Vingança e Perdão” será apresentado em Feira de Santana no dia 26 de março, às 19h, no Anfiteatro Monteiro Lobato, no bairro Capuchinhos. O evento, que tem entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos, faz parte de uma série de apresentações promovidas pelo movimento ATiTude CelesTina e também será exibido em Lauro de Freitas no dia 27 de março.
A apresentação traz a trilogia poética “O Ás de Ouro”, obra do poeta Tude Celestino de Souza (1921-1989), e é interpretada por sua filha, Maria JusTina Tude. A narrativa é inspirada em acontecimentos da vida do pai do autor e aborda elementos característicos da cultura sertaneja, como a luta interna de um indivíduo em meio aos sentimentos de vingança e perdão.
Tude Celestino de Souza, conhecido como o “Poeta de Ipitanga”, teve sua formação autodidata e se destacou por uma produção literária que mescla influências dos grandes clássicos com a oralidade do sertão. Sua obra é considerada um marco na literatura da região de Ipitanga, atual município de Lauro de Freitas. A iniciativa do recital busca preservar sua memória e levar sua poesia a novos públicos.
O projeto “O Ás de Ouro – Uma Saga Sertaneja de Vingança e Perdão” foi contemplado pelo edital Vozes Culturais da Bahia, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo. Conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.