A partir desta quarta-feira, 2 de abril, o público de Cachoeira poderá conferir mais de 30 filmes nacionais no XX Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece no Cine Theatro Cachoeirano, com acesso gratuito. A sessão de abertura começa às 19h30 e exibirá os filmes “Insubmissas”, dirigido por Ana do Carmo, Julia Katharine, Luh Maza e Tais Amordivino; e “O céu não sabe meu nome”, de Carol Aó. Representantes dos filmes conversarão com o público ao final da exibição.
“Insubmissas” é uma obra coletiva que adapta contos do século XIX, abordando morte, cura e desejo, com foco em mulheres em busca de liberdade; enquanto “O céu não sabe meu nome”, de Carol Aó, mostra uma neta que ressignifica a morte da avó por meio de memórias não ditas.
Após a pausa do ano passado, o Panorama Coisa de Cinema retorna a Cachoeira na 20ª edição, celebrando a relação com a cidade sede da graduação em Cinema e Audiovisual da UFRB. A programação segue até o dia 6 de abril e tem um espaço especial para a produção baiana, que corresponde a mais da metade dos filmes selecionados para exibição no Cine Theatro Cachoeirano.
Entre os destaques estão “Ymburana”, dirigido por Mamiráwá, que narra a trajetória de um jovem Pankararu ao enfrentar os desafios de viver em Salvador, longe do seu território. O curta será exibido no dia 3, às 17h, em sessão que tem ainda “O amor não cabe na sala” (Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira), “Bárbara” (Vilma Carlas Martins), “Menina Espoleta e os Super-heróis Secretos” (Paula Lice, Pedro Perazzo e Tais Bichara), “Meu Pai e a Praia” (Marcos Alexandre) e “Vovó foi para o Céu” (Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter).
A sessão final do XX Panorama em Cachoeira acontece às 19h15 do dia 6, com a exibição de um longa que dialoga intensamente com a região. O documentário “O samba antes do samba”, de Paulo Alcoforado, traz um retrato das tradições do samba de chula do Recôncavo baiano. O longa explora a preservação e transmissão de saberes culturais por guardiões como Roberto Mendes, Dona Dora e a família de Seo Jurandir.
O Panorama Internacional Coisa de Cinema foi contemplado pelo edital Gregórios Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador – e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) – Ministério da Cultura, Governo Federal.
O festival conta com apoio institucional do Centro Cultural Banco do Brasil Salvador e patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e do Banco do Brasil, além de apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Serviço:
O que: XX Panorama Internacional Coisa de Cinema em Cachoeira
Quando: 2 a 6 de abril
Onde: Cine Theatro Cachoeirano
Acesso gratuito
Site: panorama.coisadecinema.com.br
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.