Nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, o público de Feira de Santana terá a oportunidade de assistir gratuitamente ao curta-metragem Maria Quitéria, Menina, que tem roteiro e direção de Geovane Mascarenhas. A exibição acontecerá às 19h30, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e contará com a participação especial do artista feirense Asa Filho, autor de músicas que integram a trilha sonora da obra.
Com duração de 13 minutos, o filme apresenta a história de uma menina que vive em um contexto familiar semelhante ao da heroína Maria Quitéria. Interpretada pela jovem atriz Emanueli Vitória, de 11 anos, a protagonista é o ponto de partida para uma reflexão sobre as “Quitérias” contemporâneas da zona rural e que enfrentam desafios cotidianos marcados por questões de raça e gênero. A produção destaca a educação como caminho para transformar realidades.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Desde que comecei a estudar a história de Maria Quitéria, fiquei muito empolgado com essa construção e em divulgar a história dessa grande heroína nascida em Feira de Santana. Então, escrevi um texto para teatro e depois esse roteiro para cinema no qual a menina, protagonista que também se chama Maria, se inspira na história de Quitéria em busca de um ideal de liberdade, que no filme é representado pela educação”, explicou Geovane Mascarenhas.
Maria Quitéria, Menina foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, e contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A iniciativa reforça o compromisso com a valorização da cultura e a memória histórica local, trazendo novas perspectivas sobre a figura de Maria Quitéria e seu simbolismo para a sociedade atual.
Serviço:
O quê: Exibição do curta-metragem Maria Quitéria, Menina
Quando: Quinta-feira, 12 de dezembro
Horário: 19h30
Local: Teatro do Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte)
Entrada: Gratuita
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram