“Desde que lancei o álbum Alegria, as pessoas que acompanham meu trabalho me falam do quanto gostariam de ver os clipes desse repertório de autoria própria. A oportunidade chegou”, conta Tito Pereira, pianista de referência na Bahia, cantor, compositor, professor licenciado em Música e em Letras pela Uefs e mestrando em Música pela UFBA.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
“Vida: uma Canção” é a quinta faixa do álbum Alegria, lançado em 2018, que está disponível em todas as plataformas de música. Em 2021, na Uefs, durante a pandemia da Covid-19, a música teve suas primeiras cenas gravadas para o videoclipe que já tem data para ser lançado, no SESC Centro Feira de Santana. O evento vai acontecer no dia 1 de novembro, às 18:30, durante show de Tito Pereira e Borega.
Com direção de fotografia de Nino Gonçalves e montagem de Alexsandro Venas, a obra audiovisual “Vida: uma Canção” teve suas últimas cenas capturadas em diversos lugares de Feira. Beco da Energia, avenida Getúlio Vargas, Mercado de Arte Popular, rua Marechal Deodoro, monumento ao caminhoneiro.
“É um videoclipe solar, eu diria. Assim como a música, o filme fala da contemplação do presente, do agora, através de ações simples como dar as mãos e contemplar o nascer do sol. Viver é um presente”, explica o artista.
Mesclando a primeira parte vocal e a segunda instrumental, a música faz um convite reflexivo e celebra o viver, através de um diálogo improvisado entre o piano e o acordeom, trazendo o clima solar que a composição e arranjos provocam. No videoclipe, a natureza viva, o movimento da cidade e a interação entre as pessoas reforçam o clima da música.
Esse projeto é uma realização do próprio artista e produtor Tito Pereira e foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Saiba mais sobre Tito Pereira
Professor, produtor musical, cantor e compositor, Tito Pereira tem mais de 20 anos de atuação como artista da música e dois discos lançados: o álbum “Ânima Trio”, de 2009, produzido pela banda homônima da qual fez parte, e o álbum “Alegria”, de 2018, já com carreira solo.
Já acompanhou diversos artistas, inclusive, de expressão nacional como Geraldo Azevedo, Xangai, Waldick Soriano, Zelito Miranda (com quem fez turnê na Argentina) e Dionorina (com quem fez turnê na Itália). Participou de diversos festivais como o Recôncavo Jazz Festival (2017), o Bahia Jazz Festival (2017) e o Feira Noise Festival (2018).
Em duas oportunidades, Tito classificou composições instrumentais no Festival de Música da Educadora FM: “Alegria” (2015) e “Baião Swingado” (2018). Atuou como diretor musical, pianista e intérprete, do documentário “O processo criativo em Roberval Pereyr”, disponível no YouTube. Em 2022, a canção Balada para Bill e John foi finalista no Festival de Música do Sisal.
Atualmente, dedica-se com prioridade à pesquisa em música e ao seu trabalho solo como artista e compositor. Atua também com o Tito Home Studio, espaço onde produz música e áudio de diversas modalidades.
Como músico, participa eventualmente da JAM no MAM. Como professor, ministra aulas de piano e violão, com ênfase em harmonia e improvisação.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram