Com o objetivo de oferecer ao público acesso gratuito a apresentações de dança, além de estreitar a relação entre artistas, grupos e instituições do interior do estado, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) fará no ano de 2025 uma circulação com apresentações de espetáculos por toda a Bahia. Através de convênio firmado com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), a companhia pública de dança pretende, ao longo do próximo ano, disseminar a linguagem e promover o acesso às obras do BTCA. Apresentações acontecerão em cinco cidades: Santo Amaro, Feira de Santana, Alagoinhas, Itabuna e Porto Seguro.
Além dos espetáculos, o Balé Teatro Castro Alves realizará também conversas e trocas com o público e artistas locais para que as atividades de difusão tenham impacto na formação de público local, garantindo a valorização da diversidade cultural do Estado da Bahia. Este convênio com a Funarte fortalece o papel da companhia como formadora de novas gerações de artistas e como plataforma de diálogo entre diferentes vertentes da dança contemporânea.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo o diretor executivo do BTCA, Guilherme Hunder, a circulação representa uma oportunidade única de expandir o alcance das obras da companhia e de consolidar a dança contemporânea como uma forma de arte acessível a todos. “Essa troca com a sociedade civil, que acontece não só na capital, mas também no interior, é uma das razões de existir a companhia. Esse é o papel do Balé Teatro Castro Alves enquanto viés potente para políticas públicas do setor da dança no estado”, afirma Hunder.
Essa atuação do BTCA já pôde ser vista durante o ano de 2024, quando o Balé realizou intercâmbios artísticos com outras companhias de dança e levou espetáculos para outras cidades, como o Festival de Dança de Trancoso. No primeiro semestre, entre março e junho, bailarinos da companhia integraram como convidados a mostra “Casa Aberta”, do Balé do Recôncavo (Cachoeira), que culminou na apresentação “Da Boca de Matilde”.
Já no segundo semestre, o BTCA passou a ter como sede temporária o Espaço Xisto Bahia – equipamento cultural localizado no complexo da Biblioteca Pública dos Barris (Salvador) -, durante as obras da terceira etapa de reforma do Novo TCA, que incluem melhorias nas salas de ensaio da companhia de dança. Durante os meses de agosto e novembro, o BTCA realizou um intercâmbio artístico com a Reforma Cia de Dança, liderada por Guego Anunciação. As duas companhias montaram juntas o espetáculo ‘Eró’, que teve como diretor convidado Jorge Vermelho e como coreógrafo Henrique Rodovalho.
Ao longo do ano, o Balé Teatro Castro Alves também realizou mais de 80 aulas abertas para o público geral, sendo essa uma forma de democratização do acesso à dança, inclusive a prática constante para indivíduos que já possuem um nível de experiência, mas sem ter como exercitar. Ministrada por bailarinos e professores do próprio corpo artístico, foram ofertadas aulas de Balé Clássico, Dança Afro, Dança Afro-Brasileira, Jazz e Pilates.
Balé Teatro Castro Alves
Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA).
O BTCA é a primeira companhia pública de dança do Norte-Nordeste e a quinta companhia de dança no Brasil. Referência na dança moderna e contemporânea que reúne em seu portfólio mais de 100 montagens de importantes coreógrafos.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram