Eleições 2010

Eleitor tem até o dia 23 para reimprimir o título de eleitor

Feira de Santana possui 359,516 pessoas aptos a votar. Os títulos pendentes são dos indivíduos que solicitaram até o dia 5 de maio ou fez a segunda via antes de autorizada a reimpressão, em agosto.

Williany Brito

Para votar em 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado têm até o dia 23 deste mês para pedir uma segunda via (reimpressão) do título, em qualquer cartório eleitoral. Mais de três mil títulos ainda não foram entregues no município de Feira de Santana.

De acordo com o chefe do cartório 157º da Zona Eleitoral, Danilo Pereira, os títulos pendentes são das pessoas que solicitaram até o dia 5 de maio ou fez a segunda via antes de autorizada a reimpressão, em agosto. A legislação anterior previa que quem estivesse fora do seu local de votação tinha somente até o último 4 de agosto para pedir a segunda via do título. “Só podem pedir a reimpressão os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010”, explica Danilo Pereira.

Com 359,516 pessoas aptos a votar, 4 zonas eleitorais e 126 locais de votação, o Município de Feira de Santana se mantém na posição de 2º maior colégio eleitoral da Bahia, atrás somente da capital Salvador.

Dois documentos

O Tribunal Superior Eleitoral também reiterou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições. A exigência da apresentação dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09.

Para votar esse ano, o eleitor deve levar o documento oficial: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), como carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista, para os homens. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

De acordo com Agência Brasil, estão aptos a votar nessas eleições 135.804.433 brasileiros. No dia 3 de outubro, serão escolhidos o novo presidente da República (e seu vice), 27 governadores, 54 senadores (renovação de 2/3 do Senado Federal), 513 deputados federais e 1.069 deputados estaduais/distritais.

“Não é obrigatório votar em dois senadores. O eleitor pode escolher um da sua preferência e o outro pode ser anulado”, explica o chefe de cartório. Caso nenhum candidato a presidente ou a governador alcance a maioria dos votos válidos neste dia, haverá segundo turno no dia 31 do mesmo mês.

Treinamento

O Fórum da Justiça Eleitoral de Feira vem registrando um grande movimento devido ao treinamento de mesários, que se encerrou nesta segunda-feira (13). De acordo com o chefe de cartório, Danilo Pereira, cerca de quatro mil mesários foram convocados para esta eleição.

Danilo conta que, inda,  estão sendo realizados os testes nas 2.600 urnas do município, e a partir de 20 deste mês, os equipamentos começam a ser preparadas oficialmente para eleição. (Com informações do repórter Ney Silva, do programa Acorda Cidade)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários