Rachel Pinto
A Polícia Militar vai atuar diariamente nos festejos de São José, com 200 policiais da cavalaria, motocicletas e Rondesp.
O major Lobão comandante da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) disse ao Acorda Cidade que o efetivo vai realizar blitz nas estradas da Pedra Ferrada, do Besouro e no acesso ao distrito através da BR-116 Norte. Além disso, haverá também patrulhas no circuito da festa, com o objetivo de manter a paz e a segurança da população e evitar conflitos. Os demais distritos, que também sediarão festas juninas, também terá policiamento.
De acordo com o major, a polícia contará também com o apoio da Guarda Municipal. Ele ressaltou que o São João é uma festa de família, de confraternização, muita dança e que a PM “vai trabalhar na dureza da lei” para evitar a perda de sossego através das pessoas que vão para a festa com o espírito de briga e confusão.
“A polícia vai atuar e agir na dureza da lei. São João é uma festa de família, é uma festa que tem uma característica do Nordeste de música pra dançar e brincar. As pessoas que estiverem com espírito de briga não devem ir porque a polícia estará atuando para a manutenção da ordem pública”, destacou.
Para o major, o ideal seria que as festas terminassem às 2h como acontece em outras cidades e capitais do Brasil. Ele afirmou que após esse horário é importante a população procurar se precaver mais. Em Feira de Santana, normalmente as festas terminam ao amanhecer e a justificativa é devido a disponibilidade do sistema de transporte público que começa e funcionar aproximadamente por volta das 4h10 da manhã.
Leia também: Mais de 700 policiais civis reforçam policiamento do São João
3 mil PMs
O Comando da Região Leste da Polícia Militar iniciou ontem (22) e segue até o dia 2 de julho no Esquema de Segurança para as Festas Juninas. Mais de três mil policiais militares estarão trabalhando em escala especial, para garantir a segurança, durante os festejos.
O CPRL atualmente abrange sua área de comando em 100 municípios. Com destaque, nas cidades de Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus, Cachoeira, São Gonçalo dos Campos, Inhambupe, Serrinha, Entre Rios, Feira de Santana nos Distritos de Humildes, São José, Maria Quitéria, Bonfim de Feira, Taquaruçu , Jaíba,Humildes e Matinha.O policiamento conta com o reforço das Unidades Especializadas; Rondas Especiais (Rondesp), e Esquadrões: Asa Branca e Montada.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade