Rachel Pinto
“Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”. Com esse lema o Conselho do Idoso de Feira de Santana em parceria com a Via Feira iniciou na última segunda-feira (9), a confecção do Cartão Sênior que dá acesso gratuito ao transporte público aos idosos a partir dos 65 anos.
Com prazo até o dia 17 de junho, o cartão pode ser feito em diversos pontos da cidade e a documentação necessária inclui a apresentação do RG e comprovante de endereço. (Veja tabela abaixo)
De acordo com Cacilda Miranda da Silva, presidente do Conselho Municipal do Idoso, o cartão é uma alternativa para o que o idoso possa acessar ao transporte público com mais tranquilidade e comodidade, além de evitar passar por constragimentos de ficar esperando o motorista abrir a porta do fundo para subir sem usar a catrata.
De acordo com ela, a confecção do cartão tem um calendário até o dia 17 de junho em diversos locais de Feira de Santana e os idosos devem procurar o ponto mais próximo de onde residem ou acessam o transporte público para facilitar o cadastramento.
Com o cartão os idosos podem pegar os ônibus e passar na catraca eletrônica como todos os outros passageiros. Cacilda destacou também que depois de passado o prazo do dia 17 de junho, os idosos poderão fazer o cartão também na sede da Via Feira, localizada no Bairro Kalilândia em Feira de Santana. Ela afirmou que o cadastramento é um avanço nas políticas públicas para os idosos e Feira de Santana precisa avançar ainda mais nesse sentido.
“Feira de Santana precisa avançar mais. Já que nós nos consideramos uma metrópole nós precisamos realmente entender que a população está envelhecendo. Estamos acompanhando o envelhecimento da população humana e precisamos estar atentos realmente para essas políticas que beneficiam as pessoas”, concluiu.
Veja abaixo a tabela de locais e horários para a confecção do cartão: