Acorda Cidade
Quatro dias de folia da Micareta foram suficientes para os foliões produzirem 65,3 toneladas de resíduos no circuito da festa, na Avenida Presidente Dutra e ruas transversais. Para garantir a total limpeza do circuito Maneca Ferreira, deixando o espaço sempre preparado para os desfiles de trios elétricos com bandas e cantores, nada menos que 246 homens foram mobilizados para limpar e lavar as vias públicas diariamente.
O volume de resíduos recolhidos no circuito da Micareta cresceu gradativamente. Enquanto no primeiro dia, na quinta-feira, 28, foram recolhidas 2,38 toneladas de lixo. Já no dia seguinte o volume de resíduos pulou para 12,27 toneladas, acompanhando o crescimento de participação de foliões durante o evento.
O serviço voltou a registrar crescimento no volume de resíduos recolhidos no circuito Maneca Ferreira também no sábado, 30, quando a Sesp retirou 12,94 toneladas de lixo das vias públicas. O volume foi ainda maior no domingo, 1º de maio, com a coleta de 17,95 toneladas de resíduos.
O secretário da Sesp, Ícaro Ivvin de Almeida Costa Lima, informa que mesmo após o término da festa momesca, a limpeza da Avenida Presidente Dutra para que a cidade voltasse à rotina normal exigiu uma manutenção rigorosa que resultou na coleta de mais 20,16 toneladas de resíduos. O volume cresceu em função da remoção de barracas e outras estruturas, possibilitando a remoção de lixo que estava em locais sem acessibilidade.
A limpeza pública da Avenida Presidente Dutra durante a promoção da Micareta foi realizada sempre após a passagem dos trios elétricos, visando garantir um circuito em perfeitas condições para a festa. Além disso, sempre que a programação noturna foi encerrada, conforme explica Ícaro Ivvin, a limpeza e lavagem da avenida era realizada diariamente no tempo recorde de pouco mais de uma hora.