Andréa Trindade
A qualificação profissional é indispensável para ampliar as oportunidades conseguir um bom emprego, mas além dela, a experiência é um fator importante na hora de preencher os requisitos da maioria das vagas disponíveis mercado de trabalho. A exigência de experiência e mão-de-obra qualificada pela maioria das empresas, podem ser comprovadas nas vagas existentes na Casa do Trabalhador, em Feira de Santana.
Segundo a coordenadora do órgão, Graça Cordeiro, a entidade está disponibilizando no momento 150 vagas de emprego na cidade, distribuídas em diversas áreas. A função com maior oferta de vagas, segundo ela, é em restaurantes, que estão precisando de nutricionistas (13 vagas), copeiras (22), serviços gerais (8), ajudante de cozinha e cozinheiros.
Com o progressivo crescimento de Feira de Santana, muitas empresas vêm se instalando na cidade e poucas pessoas, de acordo com Graça Cordeiro, estão preparadas para ingressar nessas empresas. “Estamos com dificuldades de encontrar pessoas com qualificações técnicas específicas para as vagas solicitadas”.
A coordenadora ressaltou que até para as funções consideradas mais simples como padeiro e açougueiro, também há uma dificuldade de encontrar profissionais. “Vale ressaltar que as empresas estão solicitando profissionais com experiência comprovada em carteira de trabalho”, concluiu.
A qualificação é utilizada como complemento da educação formal e tem como objetivo principal incorporar conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, todavia para muitas empresas ela apenas, não basta.A Casa do Trabalhador tem uma média 60 a 70 de atendimentos diários e está localizada na rua Castro Alves, 894. Centro de Feira de Santana.
Fonte: Acorda Cidade