Cultura

Cultura de raiz marca a prévia da 11ª Caminhada do Folclore

Vão participar da prévia o Grupo de Samba de Roda da lagoa da Camisa, o Samba de Roda da Vila de São José, Bumba Meu boi, a Burrinha, a quadrilha junina Renovação do Forró e o som da Banda Afro de Zé das Congas e do forró pé de serra de Agripino dos Oito Baixos.

Acorda Cidade

Mais uma edição da Caminhada do Folclore será realizada domingo (29) com o objetivo de resgatar e valorizar as tradições populares. E para esquentar o clima dos preparativos da festa, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) realiza nesta sexta (27) uma prévia a partir das 9 horas da manhã, no teatro de arena.
 
Segundo a assessoria de comunicação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participam o Grupo de Samba de Roda da lagoa da Camisa, o Samba de Roda da Vila de São José, Bumba Meu boi, a Burrinha, a quadrilha junina Renovação do Forró e o som da Banda Afro de Zé das Congas e do forró pé de serra de Agripino dos Oito Baixos.
 
No domingo, o desfile vai contar com a participação de 101 grupos folclóricos, 48 são de Feira de Santana e zona rural e 53 são de outras cidades da região como Santo Amaro, Irará, Santa Bárbara, Anguera, Ipirá, Barrocas, Araci, Teodoro Sampaio, Conceição do Jacuípe, Água Fria, Serra Preta, Alagoinhas, Pedrão, Santo Estevão, Antônio Cardoso, Tanquinho e Salvador.
 
Haverá apresentação de repentistas, aboiadores, maculelê, capoeira, reisado, caretas, forró pé de serra, bumba meu boi, quadrilha junina que vão garantir o espetáculo das manifestações culturais e mostrar os diferentes aspectos da cultura de Feira e de outros municípios da região.
 
O cortejo será na Avenida Getúlio Vargas com saída prevista para as 9 horas da manhã, em frente do Bar 14 Bis, com destino à Praça de Alimentação, mas a organização dos grupos já começa às 8 horas. A coordenação é de Tânia Augusta Pereira, também idealizadora do projeto.
 
A Caminhada do Folclore está inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil e marca o encerramento das comemorações alusivas à Semana do Folclore. Nesta edição serão homenageados dois grupos que sempre prestigiaram a iniciativa: Lagoa da Camisa, de Feira de Santana e Cara Pintada, de Lustosa, distrito de Teodoro Sampaio.
 

O projeto é uma iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em parceria com o Sesc, Prefeitura Municipal e Tv Subaé. Também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Juizado da Infância e Adolescência, Delegacia do Menor Infrator, Conselho Tutelar, Policia Militar, 35º Batalhão de Infantaria, do Colégios Nobre, Santo Antonio e Helyos e das Escolas Despertar e João Paulo I e da Faculdade Nobre (FAN).

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários