Acorda Cidade
Repentistas, aboiadores, maculelê, capoeira, reisado, caretas, forró pé de serra e bumba meu boi. Estas e outras manifestações que expressam as raízes da cultura popular, vão emprestar um colorido especial às ruas da cidade, dia 29 de agosto, na 11ª Caminhada do Folclore. A proposta, segundo Selma Oliveira, diretora do Centro Universitários de Cultura e Arte (Cuca), é realizar um desfile de grupos folclóricos que deverão mostrar diferentes aspectos culturais de Feira de Santana e outros municípios da Bahia. “O que pretendemos é resgatar, preservar, divulgar e valorizar as nossas tradições populares”, destaca. Ela acrescenta que o evento é único na Bahia com esse perfil.
De acordo com a assessoria de comunicação da Uefs, até agora mais de 100 grupos, dos quais 48 de Feira de Santana e distritos estão inscritos para participar da Caminhada. São 53 grupos de outras cidades baianas, a exemplo de Alagoinhas, Santo Estevão, Tanquinho, Pedrão, Santo Amaro, Salvador, Antonio Cardoso, Anguera, Água Fria, Serra Preta, Conceição do Jacuipe, Irará, Santa Bárbara, Teodoro Sampaio, Barrocas, Araci e Ipirá.
A Caminhada do Folclore está inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil e marca o encerramento das comemorações alusivas à Semana do Folclore. Nesta edição serão homenageados dois grupos que sempre prestigiaram a iniciativa: Lagoa da Camisa, de Feira de Santana e Cara Pintada, de Lustosa, distrito de Teodoro Sampaio. “Essa é a maneira que encontramos para retribuir àqueles que contribuem para a realização de evento tão significativo”, observa Tânia Augusta, idealizadora e coordenadora do evento.
A organização dos grupos começa às 8h e o desfile está programado para as 9h, saindo da Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Bar 14 BIS, com destino à Praça de Alimentação. A Caminhada conta com o apoio cultural da Faculdade Nobre (FAN), dos Colégios Nobre, Santo Antonio e Helyos e das Escolas Despertar e João Paulo I. Também apóiam o evento o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Juizado da Infância e Adolescência, Delegacia do Menor Infrator, Conselho Tutelar, Policia Militar e 35º Batalhão de Infantaria.