A jornalista Rosana Jatobá -responsável pela meteorologia do "Jornal Nacional"- está grávida de gêmeos. O editor e apresentador do "JN", William Bonner, anunciou a novidade no Twitter. "A Rosana Jatobá vai ter neném. Aliás, nenéns. Uma duplinha. Parabéns pra ela", escreveu ele no microblog. Rosana é casada com o empresário do mercado financeiro Frederico Mesnik e está grávida de quatro meses. (Caras)
Hospital Estadual da Criança é apresentado à imprensa
Profissionais de imprensa conheceram nesta manhã a estrutura do Hospital Estadual da Criança, cujas atividades serão iniciadas no dia 27 de agosto. Durante a visita, diversos profissionais receberam informações e orientações sobre os serviços da nova unidade hospitalar.
Dia do Maçon
A Câmara Municipal de Feira de Santana realiza hoje (20), às 19:30, Sessão Especial pelo dia da Maçonaria. Para o Grão Mestre, Alfredo Oliveira, a data é muito importante e é lembrada em diversas instituições e lugares do país, “portanto não poderia ser esquecida na cidade”.
Demolição de construção irregular
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano demoliu, na manhã desta sexta-feira (20), construções que estavam sendo erguidas irregularmente em área invadida, de propriedade da Prefeitura de Feira de Santana. As construções estavam em fase de alicerce, no caminho 26 do conjunto Feira IX, trecho próximo ao Anel de Contorno. A operação foi realizada com utilização de um trator pá-carregadeira e com apoio de prepostos da Guarda Municipal, sob a coordenação do sub-comandante Osvaldo Dutra, e, posteriormente, com apoio da Polícia Militar. A ação teve início às 9 horas e, em poucos minutos, todo alicerce e sapatas foram arrancados. De propriedade da Prefeitura, a área é destinada a uso institucional e vinha sendo alvo de invasões. (Secom)
Alerta para o teste da orelhinha
Mais de 120 crianças de zero a quatro anos de idade receberam atendimento na I Semana da Triagem Auditiva desenvolvida pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. A ação aconteceu entre segunda-feira (16) e quarta-feira (18). Muitas crianças de cidades como Salvador, Serra Preta, Conceição da Feira, Santo Estevão e São Gonçalo também vieram se beneficiar do serviço. Segundo Ana Gilza, “o procedimento que foi realizado nas crianças acontece com a introdução de um fone de ouvido no bebê, onde o aparelho emite um som de fraca intensidade, o ruído viaja pela cóclea para detectar o sinal. Caso haja uma movimentação dos cílios (células ciliadas) do ouvido, existe ausência de audição no paciente e vice-versa”, explica. O resultado indicando a ausência da audição é visualizado pelo aparelho, que registra um sinal, e a criança é encaminhada para um tratamento iniciado por mais dois novos testes da orelhinha. Essas 43 crianças que apresentaram ausência de audição estão com os testes marcados para segunda-feira (23) e dia 30 deste mês e 30 de setembro. (Secom)
TCM indentifica 72 homens com licença maternidade
O Tribunal de Contas do Município, em auditoria, descobriu a existência de 72 servidores homens da Casa Civil da Prefeitura de Salvador listados como beneficiários de licença-maternidade. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura garante que não houve pagamento indevido de salário-maternidade a servidores, nem do sexo feminino e nem do masculino. Segundo o órgão, a situação se deve a um problema técnico nos códigos utilizados, “o que ocasionou o equívoco nos dados gerados para o Sistema de Acompanhamento de Pagamento de Pessoal (Sappe) do TCM”. A Comunicação da Prefeitura assegura que não houve ônus para o município, e que o fato ocorreu nos meses de dezembro de 2008 e dezembro de 2009. A prefeitura diz que tomou providências para prestar os esclarecimentos ao TCM. Informações do A Tarde.
CNJ anula 5 mil registros imobiliários supostamente irregulares no Pará
Irregularidades identificadas pela Justiça do Pará levaram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a anular cerca de 5 mil registros imobiliários de áreas rurais situadas na região Sul do estado, em uma decisão administrativa contra a grilagem de terras sem precedentes na história do conselho. A medida foi assinada pelo corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp, na segunda-feira (16) e divulgada quinta-feira (19) pela assessoria do conselho. Investigações realizadas no estado apontaram para a existência de registros de propriedades com área muito superior à permitida pela Constituição, o que levou a Justiça a desconfiar de fraudes e grilagem de terras. Os títulos já haviam sido bloqueados em 2006 e, agora, foram anulados definitivamente pela Justiça. (G1)
Rosinha não pode reassumir prefeitura de Campos
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na quinta-feira(19) manter, por unanimidade, a decisão do ministro Marcelo Ribeiro que impediu que Rosinha Garotinho e seu vice, Francisco Arthur de Oliveira, reassumissem a prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ). A intenção dos políticos era suspender a cassação de seus mandatos enquanto o TSE não examinar em caráter definitivo o motivo que levou à perda dos cargos. Na decisão sobre o caso, proferida em julho, Ribeiro ressaltou que reformar a decisão do TRE local demandaria o reexame de fatos e provas, "o que não se admite em sede de recurso especial". Ao relatar o caso para os demais ministros, Ribeiro reafirmou que de acordo com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) Rosinha e seu vice "foram efetivamente beneficiados" pelo abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, motivo que levou à cassação de ambos. (Folha Online)
Serra acusa Lula de financiar “blogs sujos”
Em participação no 8º Congresso Brasileiro de Jornais, realizado ontem (19), o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou o governo Lula de "financiar blogs sujos para patrulhamento de jornalistas" e custear conferências que propõem a restrição da liberdade de imprensa com dinheiro público. "Lula investe diariamente no desequilíbrio do jogo. Boa parte desta estratégia não deixa de ser alimentada por recursos públicos. Boa parte desses blogs sujos são mantidos com recursos dessa TV Brasil, que não foi feita para ter audiência, mas para criar empregos na área de jornalismo e servir de instrumento de poder para um partido". Para o candidato tucano, o governo Lula tenta intimidar a imprensa de três formas: por via legal, com a realização de conferências que sugerem o controle social sobre a mídia; pela publicidade oficial; e pela intimidação indireta de jornalistas. Serra, porém, se recusou a responder perguntas de jornalistas sobre a suposta falta de oposição no Brasil e sobre quais são os blogs sujos a que se referira. "Alguma outra pergunta?", limitou-se a dizer cada uma das três vezes em que foram feitos questionamentos incômodos a ele. Informações da Folha Online.