Após findar a guerra que matou os dois irmãos de Antígona, Creonte assume o poder e decreta a lei de que apenas um dos irmãos terá direito a honras e sepultura. Antígona rebela-se contra a lei imposta, dando sepultura a um de seus irmãos e enfrenta as consequências de seu ato piedoso.
A atualidade da temática de um texto escrito em 441 a.C. evidencia encorajamentos, tanto no que diz respeito à intolerância religiosa, feminista e fraternal. É com a tônica de valores que nos custam cada vez mais caros e raros para os dias atuais, que Antígona, de maneira corajosa, nos deixa atônitos com a coerência de sua postura, no enfrentamento do poder político.
O Espetáculo Antígona, vencedor do prêmio Manoel Lopes Pontes – Apoio à Montagem de Espetáculos de Teatro – Ano 2009 (FUNCEB), entra em cartaz no dia 26 de agosto, às 20 horas, no Teatro da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Haverá apresentações nos dias 27, 28 e 29 de agosto e nos dias 02, 03,04 e 05 de setembro. A peça é uma realização da “A Barca de Teatro e Produções”.
O ingresso pode ser adquirido no local de apresentação por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes da rede pública do ensino médio terão acesso gratuito, mediante apresentação do documento na entrada. O projeto irá desenvolver, ainda, atividades de formação com: Workshop de cenografia, figurino e maquiagem. O Workshop será realizado no dia 28 de agosto (sábado), às 09 h, no Teatro da CDL.