A assinatura da autorização para ordem de serviço da restauração da Igreja Senhor dos Passos foi realizada na manhã desta quinta-feira (12). Estiveram presentes no ato o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, diretor geral da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), Elmo Vaz, acompanhados de técnicos.
Também presentes o deputado estadual José Neto (PT), o arcebispo metropolitano dom Itamar Vian, o pároco padre Miguel Amaral, coordenador da Comissão de Reestruturação da Igreja e Manutenção do Patrimônio Paroquial, Osvaldo Ottan, e o engenheiro civil responsável pela obra José Mendes Araújo.
O objetivo é iniciar na próxima segunda-feira, 16, a primeira etapa da obra emergencial de recuperação da Igreja Senhor dos Passos, envolvendo investimento do Governo da Bahia no valor de R$ 160 mil, com valor final previsto de R$ 460 mil.
Segundo o engenheiro José Mendes Araújo, a primeira etapa da obra terá duração prevista de quatro meses, devendo ficar pronta no final de dezembro, quando será recebida uma nova autorização para o início da segunda etapa.
De acordo com técnicos da Sucab, a reforma em caráter emergencial da primeira etapa, refere-se precisamente na recuperação da torre principal, telhado e pináculos que necessitam de uma reforma imediata.
Na segunda etapa, o trabalho será no sentido de recuperar o revestimente externo nos padrões originais, visando preservar as características do templo, como patrimônio tombado.
Desde o fechamento para reforma, os compromissos litúrgicos, catequéticos e pastorais estão acontecendo na Igreja Nossa Senhora dos Remédios e na Capela Nossa Senhora da Piedade.
Pastoral da Comunicação