Foto: Divulgação
Pela primeira vez, o programa “Criança Esperança”, exibido há 25 anos, não terá Xuxa entre as estrelas da atração. A apresentadora fará comerciais para a arrecadação, mas por não concordar com o formato do evento principal, decidiu ficar de fora do grande show, que vai ai ar no próximo sábado (14). A informação é da revista "Veja". Artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Parangolé, Luan Santana, Maria Gadú, e Roberta Sá participarão do evento. (Coluna Holofotes/Bahia Notícias)
Apoio de Borges à Maria Luiza irrita prefeito
Foto: Andréa Trindade/Acorda Cidade
Há informações de que o apoio do ex-secretário de habitação, Antônio Carlos Borges Júnior, à primeira dama de Salvador, Maria Luiza, deixou irritado o prefeito Tarcízio Pimenta. A insatisfação do prefeito se deve ao fato de que Graça Pimenta, primeira dama de Feira, também é candidata a deputada estadual e, pela sua avaliação, deveria ter o apoio do ex-secretário. Borges, por sua vez, não compartilha do mesmo objetivo que Tarcízio e no último sábado participou do ato político da inauguração do Comitê de Maria Luiza em Feira de Santana.
Empossados novos conselheiros do CMDCA
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana conta com novos membros. Na manhã desta terça-feira (10) eles foram empossados pelo prefeito Tarcízio Pimenta. A solenidade ocorreu no Paço Municipal Maria Quitéria. Os 24 membros tomaram posse para um mandato de dois anos. A eleição para a presidência e secretária do Conselho vai ocorrer na próxima sexta-feira (13), na Casa dos Conselhos, na Kalilândia.O secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, abriu a solenidade saudando todos os membros titulares e suplentes e reforçou a necessidade da participação efetiva de cada um deles. “O Governo Municipal tem se esforçado para melhorar a condição de vida de crianças e adolescentes. Na próxima semana, por exemplo, devemos inaugurar mais três Cras e até o final do mês um Centro de Referência da Mulher”, disse. O prefeito Tarcízio Pimenta aproveitou a oportunidade para apresentar aos novos membros do Conselho os investimentos feitos pelo Governo Municipal, principalmente, na educação de crianças e jovens. (Secom)
“A corrida” para trabalhar no Hospital da Criança
Foto: Andréa Trindade / Acorda Cidade
Centenas de pessoas se dirigiram ao Sest/Senat, ontem e hoje (10), para disputar uma vaga de trabalho no novo Hospital da Criança de Feira de Santana. De acordo com a coordenação do Instituto Sócrates Guanaes, entidade que vai gerenciar o Hospital, cerca de 200 vagas foram abertas, além do cadastro de reserva. Os candidatos que acessaram o site do Acorda Cidade, ontem (09), “saíram na frente” e possivelmente terão boas chances de ser contratados. A prova disto, foi o preenchimento imediato das vagas já na segunda-feira, quando divulgamos a informação. É preciso estar sempre atento e buscar constantemente informações. O mundo é dinâmico e as oportunidades são raras e rápidas.
Justiniano França diz que vai revelar porque deixou Secretaria
Foto: Blog do Jair Onofre
O vereador Justiniano França disse, em pronunciamento na Câmara, que vai esclarecer os motivos que o levaram a deixar o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social. Segundo Justiniano, “as razões” deverão ser indicadas ainda nesta semana. Na sua fala, o vereador garantiu que o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho não teve nenhuma participação quanto a decisão de deixar a pasta de secretário.
L.Marquezzo confirma parceria com o Flu
Foto: Marketing L.Marquezzo
O grupo L.Marquezzo anunciou oficialmente, no último dia 08, o patrocínio ao Fluminense de Feira, o “Touro do Sertão’. O anuncio da parceria foi realizado no estádio Jóia da Princesa.
Serra retira Imbassahy de coordenação da Bahia
Foto: Divulgação/Bahia Notícias
Alguns contratempos da organização da candidatura de José Serra (PSDB) na Bahia valeram a coordenação da campanha no estado. O atraso do candidato à romaria de Bom Jesus da Lapa, na última sexta-feira (6), e a carência de material de propaganda eleitoral foram os principais motivos para que o ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy (PSDB), candidato a deputado federal, fosse retirado da função. Assume o ex-deputado estadual Murilo Leite. A mudança de comando pretende “integrar e afinar mais” a campanha de Serra à de Paulo Souto (DEM), que disputa o governo do Estado, segundo explicou o candidato a vice e coordenador da campanha estadual, Nilo Coelho (PSDB). No esforço de fortalecer o palanque de Serra na Bahia, o secretário-executivo do PSDB nacional, Sérgio Silva, também decidiu instalar um núcleo da campanha de José Serra no Comitê Central de Paulo Souto. “Estou muito confiante que, a partir de agora, as coisas começam a acontecer em um ritmo mais acelerado”, prevê animado Nilo Coelho, que atribui as dificuldades da campanha à “peculiaridade” da aliança estadual, que está restrita a dois partidos, o DEM e o PSDB. ( A Tarde e Bahia Notícias)
Sistema do Detran-BA fica fora do ar
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) informou que os serviços disponibilizados pelo órgão estão temporariamente paralisados devido a uma queda no sistema central. Segundo o Detran, os técnicos já estão no local para verificar o problema e tão logo à situação voltará à normalidade.
Obras de reforma da Igreja Senhor dos Passos devem iniciar ainda nesta semana
Foto: divulgação
“Faltam apenas os tramites burocráticos para que seja dado início as obras de reforma na Igreja Senhor dos Passos, no centro de Feira de Santana”. Esta afirmação é de Ricardo de Almeida, Coordenador de Custos e Orçamentos da Superintendência de Construção do Estado da Bahia (Sucab).“A verba já está disponível e a equipe já está a postos. Faltam apenas questões internas para que a obra comece e acredito que isso deve acontecer ainda nesta quarta-feira”, afirma Ricardo, que explica que as obras terão duas fases. A primeira, de caráter emergencial, orçada em 160 mil reais e referente ao conserto do telhado do prédio, da estrutura e dos ornamentos, e a segunda fase, que ainda está sob estudos, ainda não tem o orçamento divulgado. A Igreja, que existe desde 1921, recebeu sua última reforma há cinco anos, mas apenas na parte interna. (Ascom/dep.José Neto)
Denúncia do Fantástico: Vereador garante que vereadores de Feira são sérios
Foto: Ascom/CMFS
A denúncia da equipe do Fantástico, programa da Rede Globo, no último dia 08, a respeito de desvio de dinheiro público com viagens de vereadores que participam de congressos e cursos de qualificação repercutiu em todo o país, trazendo como consequência, o aumento da desconfiança dos cidadãos para com os políticos brasileiros.Por conta disso, o vereador José de Arimatéia (PRB) – hoje (10), durante discurso na sessão legislativa, defendeu a Câmara Municipal de Feira de Santana, enfatizando que, além de serem íntegros, os edis têm compromisso com a cidade.“Nós vereadores não temos nada a ver com os escândalos que acontecem envolvendo nomes de vereadores por esse Brasil a fora. Somos homens de bens, pais de família. Nós temos o nosso caráter avaliado pela população, porém, a gente houve, inclusive por parte de alguns profissionais de imprensa da nossa cidade, insinuações tentando denegrir a imagem desta Casa. Nós precisamos ser respeitados, não podemos aceitar insinuações que não cabem a Câmara de Feira de Santana”, declarou Arimatéia.Em seguida, o edil, sem revelar nomes, disse que as insinuações muitas vezes partem de pessoas que têm pretensões de ser vereador.
Discussão sobre o “Toque de Acolher” para menores em Feira é novamente adiada
Foi mais uma vez adiada a discussão do projeto que pode implantar, em Feira de Santana, o projeto “Toque de Acolher”, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus, o conhecido Lulinha. O vereador Marialvo Barreto pediu o adiamento da votação por cinco sessões, proposta que acabou sendo acolhida pela Casa. Ele disse que deseja aprofundar-se em estudos sobre melhoria do Ideb em municípios onde o projeto foi implantado.
Aprovado projeto que obriga empresas a ter provador de roupas masculino e feminino
Foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei que obriga estabelecimentos que comercializam roupas, vestuários e indumentárias em Feira de Santana a ter, no mínimo, um provador masculino e outro feminino, para a sua clientela. Deverão, também, manter outro provador que seja destinado exclusivamente às pessoas portadoras de deficiências físicas ou mobilidade reduzida. (Ascom/CMFS)
Violência pode levar a Bahia a adotar o “toque de acolher”
De janeiro a junho deste ano, 64 adolescentes foram assassinados em Salvador. Os dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram um aumento na ordem de 30,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram mortos 49 jovens menores de idade. Já a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) registrou, de janeiro a julho deste ano, 1.629 ocorrências, sendo que o total do ano passado foi de 3.311 ocorrências, maior pico, aliás, desde 2006. Enquanto os números da violência entre adolescentes crescem em Salvador, os registros entraram em declínio nos municípios baianos de Santo Estêvão, Antônio Cardoso e Ipecaetá. A redução ocorre desde julho do ano passado, quando foi implementada uma medida polêmica de restrição aos horários de circulação de menores de 18 anos pelas ruas, o toque de recolher, ou de “acolher”, como vem sendo chamado. As informações são do A Tarde.
Geddel promete Aeroporto em Feira
Foto: Divulgação
O candidato da coligação “A Bahia Tem Pressa” ao Governo do Estado, Geddel Vieira Lima, prometeu tirar do papel o aeroporto e o centro de convenções de Feira de Santana, em um encontro com empresários, na Associação Comercial da cidade, na noite desta segunda-feira (9). No evento, o peemedebista recebeu um documento com pedidos relacionados ao desenvolvimento do município. “As reivindicações são bem semelhantes com minhas propostas de governo”, afirmou Geddel. Entre as sugestões apresentadas, está a implantação de um pólo de logística e da futura região metropolitana de Feira de Santana. (Bahia Notícias)
Paulo Souto defende virada cultural na Bahia
Foto: Tiago Melo/BN
A Virada Cultural de São Paulo, um dos maiores eventos culturais do país e que atinge diversos bairros da capital paulista e cidades da Região Metropolitana, inspira o democrata Paulo Souto, candidato ao Governo do Estado, a implantar evento parecido na Bahia. Segundo ele, a edição baiana seria uma ótima opção para promover uma retomada na vida cultural do estado, que tem se tornado menos representativa nos últimos tempos. “Exemplo da experiência bem sucedida de São Paulo, a Virada Cultural da Bahia será um mega-evento anual que irá oferecer 24 horas de atrações gratuitas em toda a cidade, incluindo peças teatrais, recitais de músicas clássicas, shows de diversos artistas e exposições”, projetou. Segundo o ex-governador, a iniciativa não será restrita somente a Salvador e se espalhará por diversas outras cidades. “Pretendemos desenvolver e divulgar o calendário oficial de atividades culturais de cada município e estreitar a colaboração das prefeituras com a indústria cultural. A nossa Virada será uma forma de as pessoas celebrarem sua cidade por meio da cultura”. defendeu. (Informações da Assessoria e Bahia Notícias)
Expectativa de negócios para Expofeira
A Expofeira 2010 será realizada entre os dias 5 e 12 de setembro, mas no sábado, 4, acontece o primeiro leilão com gado da raça Gir. Estão confirmados no total 11 leilões durante todos dias do evento, sendo quatro deles virtuais. Nos dias 7, 10 e 11 haverá leilões de caprinos e ovinos; ainda no dia 7 e nos dias 11 e 12 os leilões são de gado da raça Guzerá; no dia 8 acontece um leilão da raça Nelore; dia 10 é a vez de cavalos da raça Mangalarga Marchador e, no dia 11, de gado Girolando e de corte. Os leilões de caprinos, ovinos e Guzerás serão virtuais, com transmissão das emissoras da TV Terra Viva e do Canal Rural. De acordo com o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, a expectativa de negócio para este ano é ótima devido ao aumento no número de leilões. Em 2009 aconteceram sete leilões durante toda a Expofeira. “Os leilões virtuais possibilitam a participação de pessoas de todo o país que podem dar seus lances pela Internet”, salienta. O aumento no número de leilões este ano é consequência do sucesso dos leilões realizados ano passado. “Os organizadores ficaram muito satisfeitos com o resultado. Todos os animais oferecidos foram comercializados”, lembra. Além de animais das regiões da Bahia, vão participam da Expofeira de Feira de Santana animais de outros estados do Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil, a exemplo de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e São Paulo. (Secom)
Wagner reúne-se com lideranças em Lapa
Foto: Max Haack/BN
O candidato à reeleição ao Governo do Estado, Jaques Wagner (PT), prossegue nesta terça-feira (10), em Bom Jesus da Lapa, no Vale do Rio São Francisco, com os encontros com prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e representantes de entidades empresariais, sindicatos e de organizações sociais. O candidato e os apoiadores discutem a estratégia de ações e passam informações sobre balanço de gestão e plano de governo aos participantes. (Bahia Notícias)
Coligações adotam povo e frente em nomes para seduzir eleitor
Criadas para identificar um grupo de partidos em torno de uma proposta política, as coligações formadas pelos candidatos para as eleições deste ano foram batizadas com nomes que remetem ao “futuro”, à “continuidade” ou à “mudança", o que tende a levar o eleitor a pensar que viverá o “melhor dos mundos”, afirma a professora de linguística Enilde Faulstich. A professora, que é chefe do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (UnB), analisou os títulos de cada uma das 77 coligações registradas na Justiça Eleitoral na disputa pelos governos dos 26 estados e do Distrito Federal. A nuvem de expressões formada pelo cruzamento dos nomes de coligações mostra que as palavras “frente” e “povo” são as preferidas dos políticos na hora de identificar suas chapas. Elas foram utilizadas em nove coligações cada uma. Já a palavra “popular” aparece em sete coligações e “todos”, em seis. (g1)
Serra, Marina e Plínio defendem suas propostas em evento em São Paulo
Fotos: Nelson Antoine/Foto Arena/AE
Os candidatos Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) participaram na tarde desta segunda-feira (9), na capital paulista, de sabatina promovida pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) e Associação Comercial de São Paulo. Em participações separadas, os três fizeram uma exposição de 20 minutos e responderam a perguntas de convidados e da plateia. Dilma Rousseff (PT) desmarcou a participação no evento nesta manhã. Plínio, Serra e Marina privilegiaram temas diferentes em suas exposições. O candidato do PSOL defendeu sua postulação como forma de promoção da igualdade social e negou que o partido vá incentivar, caso chegue ao poder, uma “ruptura socialista" imediata. “Não há condição imediata para uma ruptura socialista, mas há condições de tomar medidas drásticas para quebrar a dinâmica da desigualdade”, disse. (G1)
Maior doador da campanha de Collor é Collor
Foto: Divulgação/Bahia Notícias
O senador Fernando Collor de Mello (PTB), candidato ao governo de Alagoas, doou R$ 650 mil em recursos próprios para sua campanha. Em recursos de terceiros, obteve apenas R$ 70 mil para sua campanha. Dinheiro provido pelo partido, o PTB. Ainda não pingou no caixa de campanha do ex-presidente doações de pessoas físicas ou jurídicas. Entre as despesas declaradas, a campanha de Collor gastou R$ 55 mil em publicidade impressa e R$ 16 mil em carros de som. No total, foram gastos R$ 87,59 mil. O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), que disputa a reeleição, arrecadou R$ 1,55 milhão, mais que o dobro do declarado por Collor. A maior parte da caixa de campanha do governador (R$ 1,05 milhão) veio de doações de pessoas físicas. O tucano disse ter recebido também R$ 500 mil de partido político. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) disse ter arrecadado R$ 1 milhão. Informações da Folha Online.
Agenda dos presidenciáveis
DILMA ROUSSEFF (PT): Em Belo Horizonte, visita o Café Nice, às 15h30, e em seguida, faz caminhada na Praça Sete. À noite (19h), faz comício na Praça da Estação.
IVAN PINHEIRO (PCB): Tem debate com trabalhadores pela manhã (11h) e encontro com estudantes à noite (19h), no Rio de Janeiro.
JOSÉ MARIA EYMAEL (PSDC): Cumpre agenda em São Luís (MA). Às 15h, faz gravação para o programa Balanço Geral, da Rede Record. Às 17h30, se reúne com o presidente do Senado, José Sarney, na residência do parlamentar. No início da noite (18h30), tem reunião na sede do partido.
JOSÉ SERRA (PSDB): Faz campanha na região de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Às 15h, visita uma clínica de reabilitação para pessoas dependentes de álcool e outros tipos de droga.
LEVY FIDELIX (PRTB): Está em Brasília nesta terça-feira (10). Às 15h, grava o programa 3 a 1 na TV Brasil, da EBC. Depois faz visita ao TSE. Às 22h, dá entrevista à Rede Vida de Rádio e Televisão.
MARINA SILVA (PV): Dá entrevista ao vivo à Rádio Transamérica Trânsito, às 13h, em São Paulo. À noite, no Rio de Janeiro, dá entrevista ao vivo para o Jornal Nacional (20h15), da Rede Globo. Em seguida (22h), grava entrevista para o Jornal das Dez, da GloboNews.
PLÍNIO SAMPAIO (P-SOL): Grava programas de TV e rádio para o horário eleitoral gratuito, às 16h, em São Paulo.
RUI PIMENTA (PCO): Cumpre agenda em Brasília. Ao meio-dia, concede entrevista ao portal UOL. À tarde (17h), grava entrevista para o programa 3 a 1, da TV Brasil (EBC). Logo depois, dá entrevista à Agência Brasil.
ZÉ MARIA (PSTU): Permanece em São Paulo. De manhã, participa da reunião com representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). À tarde, grava programa eleitoral para TV.