Foto: Reprodução /TSE
A lista de candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já definiu 55 postulantes baianos inaptos para o próximo pleito. Ao todo, são 34 concorrentes à Assembleia Legislativa, 18 à Câmara Federal e três para o Senado, entre os quais dois para segundo-suplente (PCB e PTB) e um para primeiro-suplente (PCB). Quatorze candidatos renunciaram: 10 pleiteantes a parlamentar estadual, inclusive Misael Neto e Luiz de Deus – nomes do DEM que têm mandato em curso e disputariam a reeleição –, e outros quatro a federal. O partido com mais candidaturas a deputado invalidadas pelo TSE é o PSL (13 para estadual e três federal), seguido do PHS (oito para estadual), DEM (três para federal e três para estadual) e PTC (idem). Ainda, o PMDB tem três inaptos (dois para federal e um para estadual), PMN três (um federal – o próprio presidente da sigla, Antonio Massarollo – e dois para estadual), PTN dois para federal, PDT e PCdoB com dois para estadual cada. Completam a relação PCB, PPS e PSDC, com um postulante a deputado federal cada. De acordo com a assessoria do TRE a situação é irreversível e o número de registros indeferidos ainda pode crescer, uma vez que alguns processos e recursos não foram julgados. (BN)
Deputado Sérgio Carneiro media reforma do Jóia da Princesa com o Ministério do Esporte
Foto: Divulgação
Por intermédio do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Milton Britto conversou por telefone, com o ministro do Esporte, Orlando Silva a respeito da interdição por 90 dias para a reforma do Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa.A iniciativa do parlamentar foi motivada após a participação do vice-presidente do Fluminense de Feira, José Francisco Pinto, na audiência concedida pelo prefeito Tarcízio Pimenta aos dirigentes do Fluminense de Feira, Feirense e Bahia de Feira, na tarde da última terça-feira (3). O gestor municipal pontuou a necessidade de buscar parcerias para ajudar na reforma do gramado e a implantação de um novo sistema de drenagem, revelando que o Governo Municipal se encontra em dificuldades financeiras para suprir sozinho a realização desta obra, orçada em torno de 1 milhão.
O ministro Orlando Silva também solicitou ao chefe de Gabinete do Prefeito a imediata elaboração de um projeto e o seu cadastramento no SICONV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal). Assim, todos os atos relativos serão apresentados para proposição e análise técnica do projeto, planejamento e a elaboração de um cronograma de acompanhamento da execução da obra. Última reforma – Construído em 1953, o Jóia da Princesa passou por uma única grande reforma em 1985, quando foi ampliado perdendo sua forma de ferradura para ser transformado em um oblongo, expandindo a capacidade de público para 16 mil torcedores, a qual permanece até hoje. Segundo informações do administrador da praça esportiva, José Fernandes Carneiro (Secom/PMFS), atualmente o gramado recebe apenas reparos paliativos de correção do piso e adubação anual. “A drenagem já está obstruída e comprometeu todo o gramado”, disse.Ainda, em recente reportagem publicada no periódico trimestral Arqtexto (edição nº 28) de responsabilidade da Associação Profissional dos Arquitetos de Feira de Santana, um diagnóstico do engenheiro civil e especialista em estrutura, Pedro Elias constatou que o estádio está no seu limite de utilização, indicando que o equipamento possui uma série de efeitos incompatíveis com as condições de uso da estrutura como deslocamento excessivo, vibrações, instabilidades e deformações elásticas e excessivas. (ASCOM)
Marialvo Barreto lança candidatura neste sábado
Foto: Divulgação
O candidato a deputado estadual Marialvo Barreto lança no próximo sábado (07) sua candidatura; o evento que acontece na quadra do Colégio Intelecto (Avenida Senhor dos Passos, nº 648) começa a partir das 14h30.Os convites para o Lançamento da Campanha começaram a ser distribuídos esta semana, tendo como foco principal a classe estudantil e lideranças políticas, pórem Marialvo ressalta que para ele é importante que toda a comunidade feirense participe deste momento, “todas as pessoas que desejam ter na política uma representação decente, ética, propositiva e comprometida com as causas sociais que se junte a nós, para juntos pensarmos a política baiana e a qualidade da representação de Feira de Santana na Assembléia Legislativa da Bahia”, confessa.(ASCOM)
Dado Dolabella é condenado por agredir Luana Piovani
Foto: Globo
A juíza Ane Cristine Scheele Santos, do 1º Juizado de Violência Doméstica Familiar, condenou nesta terça o ator Dado Dolabella por agredir a atriz Luana Piovani no dia 22 de outubro de 2008, na boate 00, na Gávea. Como a sentença corre em segredo de Justiça, não é possível, ainda, saber a pena que lhe foi aplicada. “Já é sabido que ele foi condenado, sim”, disse Rodrigo Otávio Arvellos Spínola, o promotor que pediu a condenação do ator da Record, que completou: “Dado não foi condenado a pagar cestas básicas. Isso é certo. Mas também não irá para a cadeia”. Como Dado é réu primário, sendo condenado a menos de quatro anos de prisão, a pena poderá ser convertida em outro tipo de punição. A sentença foi enviada na terça mesmo ao Ministério Público para que o promotor do caso tomasse ciência da condenação. Luana Piovani não está no Brasil e não foi localizada para comentar a condenação de seu ex-namorado. Além deste processo em que acaba de ser condenado, Dado responde a outros processos por desrespeitar as medidas protetivas da Lei Maria da Penha, de não se aproximar da vítima a menos de 250 metros. Esses dois processos ainda não foram julgados.
Prefeito anuncia obras durante entrevista no Acorda Cidade
Foto: Secom
O governo muncipal vai continuar atendendo diversas solicitações da comunidade, inclusive as referentes ao recapeamento de vias nos bairros e centro, conforme anunciado nesta manhã pelo prefeito Tarcízio Pimenta, durante entrevista no programa Acorda Cidade. Algumas das localidades a serem beneficiadas com a restauração a base do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) serão as ruas Primavera, Landulfo Alves e Arivaldo de Carvalho no Sobradinho, Tupinambá, no São João do Cazumbá, Edelvira de Oliveira e Leolinda Bacelar, ambas na Kalilândia, dentre outras vias.
Paulo Souto faz caminhada em Feira
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Recepcionados por correligionários na Praça da Matriz – centro de Feira, o candidato ao governo do estado pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, e o postulante ao Senado, José Ronaldo, foram acompanhados por uma multidão, que os seguiu pelas ruas e avenidas da cidade na tarde de ontem (04). Também na tarde de quarta-feira, foi inaugurado o comitê político de José Ronaldo. O espaço fica na Av. Getúlio Vargas, centro.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Populares e correlegionários participaram da caminhada
Inovações e muita criatividade na propaganda política
Evangélicos têm representante no primeiro escalão
“Deus abre portas na vida da gente”, disse o novo secretário de habitação do município, Gilberto Rui Souza, em entrevista concedida ao repórter Paulo José. Em sua fala, o secretário afirmou não ter feito nenhum esforço para assumir a nova pasta. Membro da Associação de Ministros Evangélicos de Feira de Santana (A.M.E), Rui Souza exercia as atribuições de chefe de gabinete do ex-secretário de desenvolvimento econômico, Justiniano França. Há rumores de que a A.M.E teria reivindicado um cargo no primeiro escalão do prefeito Tarcízio Pimenta, daí a nomeação de um de seus membros. O prefeito, por sua vez, pode ser beneficiado com mais votos para a primeira dama, Graça Pimenta, que irá disputar a vaga de deputada estadual.
Prefeito assina convênio para curso de pós-graduação
Foto: Secom
Cerca de cinqüenta profissionais do quadro fixo da Secretaria de Saúde vão ser beneficiados com o curso de pós-graduação em Gestão para o Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Tarcízio Pimenta assinou na manhã desta quinta-feira (5), convênio entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Instituto Geraldo Leite (IGL). A assinatura do convênio ocorreu na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf). As aulas do curso de pós-graduação vão ser desenvolvidas no campus da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), no Sim, com carga horária total de 450 horas. Destas, 360 horas serão de atividades teóricas e práticas e as outras 90 horas serão destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). (Secom)
CNT/Sensus: Dilma lidera com 41,6%, Serra tem 31,6%
Foto: Divulgação/Bahia Notícias
Pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta quinta-feira (5), aponta a liderança na petista Dilma Rousseff na corrida presidencial, com 41,6% da preferência do eleitorado. Em seguida, aparece José Serra (PSDB), com 31,6% e Marina Silva (PV) com 8,5% das intenções de votos. Na simulação espontânea, quando o entrevistado aponta seu candidato a presidente sem ter acesso a uma lista com possíveis candidatos, Dilma Rousseff possui 30,4%. Neste cenário, José Serra tem 20,2% e Marina Silva outros 5%. José Maria Eymael (PSDC) tem 3%. Votos brancos e nulos são 3,8%. Os eleitores indecisos somam 27,9%. Apesar de não poder concorrer, o presidente Lula foi citado por 5% dos entrevistados. Encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes, a pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. (Bahia Notícias)
Alckmin arrecada 35% a mais que Serra
Foto: Divulgação/Bahia Notícias
Líder absoluto nas pesquisas e com projeções de levar a disputa no primeiro turno, o candidato tucano ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, é mais interessante aos olhos dos doadores de campanha do que seu colega de partido José Serra, candidato à Presidência. Alckmin declarou à Justiça Eleitoral ter recebido R$ 5 milhões no primeiro mês de campanha, enquanto Serra faturou R$ 3,7 milhões – 35,5% a menos. A baixa arrecadação da campanha nacional obrigou Serra a pedir doações diretamente aos grandes empresários. A campanha de Dilma Rousseff (PT) declarou receita de R$ 11,6 milhões. Até Marina Silva (PV), com 10% das intenções de voto, declarou receita superior à do tucano: R$ 4,65 milhões. O principal adversário de Alckimin em São Paulo, o petista Aloizio Mercadante declarou receita de R$ 840 mil. Informações da Folha Online.
Adicional noturno pode ter valor aumentado
O valor do adicional noturno pago ao trabalhador poderá subir de 20 para 50%. Esta é a proposta que foi aprovada na quarta-feira (4) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Segundo o projeto de lei o adicional é devido mesmo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal na jornada de trabalho. A proposta prevê ainda que com a alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas terão que pagar o adicional também com base na remuneração, assim o salário mínimo não será mais usado como referência para o cálculo do acréscimo. O projeto segue para votação na Câmara. (Ibahia)
Governo vai fundir sete universidades federais
Foto: Divulgação
Campus da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
Na próxima terça-feira, 10, o presidente Lula irá oficializar a criação de uma “superuniversidade” pública, instituição que nascerá da fusão de sete universidades federais de Minas Gerais.As federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV) irão ser unidas na figura jurídica de um consórcio. A superuniversidade já nasce como uma das cinco maiores do país, com 46,3 mil alunos em mais de 400 cursos de graduação e programas de pós-graduação, 3,5 mil professores e 4 mil funcionários da área técnica e administrativa. O ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que a fusão das federais para uma superuniversidade, algo inédito no setor público brasileiro, foi inspirada em exemplos da França e dos EUA. O objetivo é dar mais visibilidade internacional ao Brasil na área acadêmica. (Opinião e Notícia)
Bahia ganha centro de descarte de computadores
Foto: Divulgação
.
A Bahia ganhou o primeiro Centro de Recondicionamento de Compuatdores – CRC, na Região Nordeste. O CRC consiste numa rede nacional de reaproveitamento de equipamentos de informática, formação profissional e inclusão digital. Equipamentos descartados por órgãos do governo, empresas e pessoas físicas são recuperados nesses centros e doados a telecentros, escolas e bibliotecas de todo o país. É um grande benefício para a população, pois aqueles computadores antigos que não sabemos o que fazer e ficam entulhandos no "quarto da bagunça", podemos entregar neste Centro localizado em Lauro de Freitas. Além de sabermos que as peças serão reaproveitadas, estaremos fazendo um bem enorme para vários jovens.O telefone do CRC é (71) 3379-7326. O ponto de referência do Galpão é próximo ao Atacadão Atakarejo de Lauro de Freitas. E o horário de funcionamento é das 08:30 às 17:30.
Senado aprova mais 10 mil cargos no Ministério Público
No segundo dia de esforço concentrado, o Senado aprovou um pacote de medidas que beneficiam trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada. Só em uma comissão, a de Assuntos Sociais (CAS), foram aprovados nove projetos, inclusive um que cria uma aposentadoria específica para repentistas e cordelistas, do senador Inácio Arruda (PCdoB-PE). Os senadores também aprovaram ontem projetos que criam 10,4 mil cargos e funções gratificadas no Ministério Público Federal. A quase totalidade dos cargos é para diferentes esferas do Ministério Público da União. Eles serão distribuídos ao longo de quatro anos, a partir de 2011, com aumento máximo de 25% ao ano nas despesas com pessoal, com o preenchimento das novas vagas. (O Globo)
Aliados de Dilma lideram pesquisas em 16 Estados, e os de Serra, em 11
Foto: Google
Depois de um mês de campanha oficial nas ruas, as pesquisas eleitorais disponíveis nos Estados reproduzem a polarização vista na disputa pelo Planalto. O país está dividido entre candidatos a governador favoritos que apoiam Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB) para presidente da República. Dilma Rousseff tem aliados colocados em primeiro lugar nas pesquisas em eleições para governador em 16 Estados. A Folha considerou nesta compilação apenas levantamentos públicos e registrados na Justiça Eleitoral. O presidenciável José Serra (PSDB) tem o suporte de 11 candidatos a governador que figuram em primeiro lugar nas disputas estaduais. Marina Silva (PV) e os outros seis candidatos a presidente não têm o apoio de candidatos que lideram as pesquisas nas eleições estaduais e no Distrito Federal. A coalizão entre PT e PMDB (que sustenta a candidatura de Dilma a presidente) se reproduz em 14 unidades da Federação (13 Estados e no Distrito Federal) nas disputas locais. Já a aliança entre PSDB e DEM (que apoia José Serra) está presente em 21 unidades da Federação. (Folha Online)