Com o objetivo de “não causar constrangimentos ao prefeito Tarcízio Pimenta”, o vereador Justiniano França revelou com exclusividade ao repórter Paulo José, que as fofocas internas o levaram a deixar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município. Durante sua fala, Justiniano deixou claro que alguns integrantes do governo estavam fazendo comentários constantes, sobre sua atuação política, para o prefeito. Apesar de ter um relacionamento amistoso com Pimenta, o vereador preferiu não causar “constrangimentos” e deixar o secretariado. Justiniano França agora retorna à Câmara Municipal. E para as próximas eleições, ele apóia Targínio Machado que irá disputar vaga no cargo de deputado estadual.
Terceiro “ronaldista” deixa governo
O vereador Justiniano França é o terceiro político, ligado ao ex-prefeito José Ronaldo, a deixar o governo de Tarcízio Pimenta. Além de Justiniano, já saíram do governo municipal Antônio Carlos Borges Júnior e Alcione Cedraz. Com o retorno de Justiniano à Câmara, o suplente de vereador e também ronaldista, Otávio Joel (DEM), “sargento Joel”, perde a vaga no legislativo. Sargento Joel é candidato a deputado federal.
Maurício nega intenção de sair de Secretaria
Foto: Divulgação
Mesmo com fortes rumores de que estaria também deixando o cargo de secretário de desenvolvimento social, Maurício Carvalho afirmou no programa Acorda Cidade “que continua trabalhando” e não há pretensões de deixar o governo do prefeito Tarcízio Pimenta. Em entrevista, o secretário fez questão de destacar que obteve mais de três mil votos na última eleição para vereador.
Nomeação para Secretaria
Através de Decreto, publicado no Jornal Folha do Estado – edição de hoje (31), o prefeito Tarcízio Pimenta designou Gilberto Ruy Rocha, para assumir interinamente o cargo de secretário municipal de desenvolvimento econômico.
Maia confirma cancelamento do debate da UPB e agradece a candidatos que confirmaram presença
Foto: UPB
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Roberto Maia, confirmou o cancelamento do debate na sede da entidade, programado para o próximo dia 11, alegando que tomou a iniciativa depois de ter percebido a forte pressão que os veículos de comunicação estavam, segundo ele, sofrendo para não transmitir o primeiro confronto entre os candidatos ao governo da Bahia. Maia também confirmou que, em sua avaliação, o evento começou a enfraquecer depois que a TV Aratu desistiu de transmití-lo, conforme havia acordado inicialmente. Por último, disse o presidente da UPB, prefeitos também estavam, de acordo com ele, sendo admoestados a não comparecer ao evento, ao qual o governador Jaques Wagner (PT) anunciou que não iria porque seus correligionários, como o prefeito Luis Caetano (Camaçari), alegavam que a entidade foi aparelhada pelo PMDB, partido de Maia e do candidato ao governo Geddel Vieira Lima. Maia fez questão de agradecer a confirmação ao encontro dos quatro candidatos – Paulo Souto (DEM), Geddel (PMDB), Bassuma (PV) e Marcos Mendes (PSOL). As informações são do site Política Livre.
Ibope mostra Dilma com 39% e Serra com 34% na corrida pela Presidência
Foto: Divulgação
A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta (30) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV), 7%. O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 37% e 41%; José Serra, entre 32% e 36%; e Marina Silva, entre 5% e 9%. (G1)
Bahia terá a primeira indústria de processamento de cebola do Norte e Nordeste
O município de Sento Sé, na região do Vale do São Francisco, terá a primeira indústria de processamento de cebola do Norte e Nordeste. O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, assinou com a Cooperativa dos Produtores de Cebola de Sento Sé e com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), convênio de cooperação técnica e financeira para a implantação da Indústria de Processamento de Cebolas, que vai produzir pasta, cebola picada e em conserva. A unidade será construída em terreno de dois mil metros quadrados doado pela prefeitura Municipal de Sento Sé à cooperativa. (Política Livre).
Aprovado na Uefs
Familiares do jovem Sandro Guimarães da Mata (Foto) estão de sorriso largo, pela sua aprovação no vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para o curso de Letras com Inglês. A notícia foi motivo de comemoração em Conceição do Jacuípe, onde ele reside. Sandro, que é sobrinho da jornalista Madalena de Jesus, já cursa Sociologia na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e Letras na FTC (à distância). Agora realiza o sonho de estudar Inglês na Uefs.
TRE-BA obriga Governo a retirar matérias de sites institucionais
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) exigiu a retirada de duas matérias veiculadas pelo Governo do Estado, uma no site do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e a outra no portal da Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (AGECOM) por, segundo o TRE, terem “cunho eleitoreiro” em período proibido pela Lei Eleitoral. As decisões foram determinadas pelo juiz Wanderley Gomes que estipulou ainda multa diária de R$ 2 mil caso a publicação não seja suspensa no prazo de cinco dias a contar da data da decisão (27/07). As representações contra o governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, foram movidas pela coligação “A Bahia Tem Pressa” do candidato Geddel Vieira Lima (PMDB) que se baseou na resolução do TSE de nº 23.191/2010. (Política Livre)
Lula cria quase 100 mil cargos
Foto: Ricardo Moraes
O candidato tucano à Presidência da República, José Serra (PSDB), decidiu enfrentar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, em sua campanha, tem insistido na crítica de que o petista usou seus dois mandatos para criar um exército de cargos públicos e distribuí-los entre os partidos que sustentam seu governo. De acordo com dados do Ministério do Planejamento, Lula não deu mesmo sossego ao departamento pessoal desde que subiu a rampa do Palácio do Planalto, em 2003. A partir daquele ano, quase 100 mil novos servidores foram contratados só para o Poder Executivo, 12 mil deles para cargos de confiança, aqueles sem concurso público. Quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pendurou a faixa presidencial em Lula, havia 485.741 funcionários trabalhando para o Executivo. Hoje eles somam 552.893. (R7)
Moradores e comerciantes de Itaparica protestam na BA 533
Cerca de 200 pessoas entre moradores, comerciantes e motoristas de transporte coletivo, participaram de uma manifestação, na manhã desta sexta-feira, na BA 533, pista que dá acesso a Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, mais conhecida como Via Beira Mar. Os manifestantes reclamam das más condições da pista, que está danificada e com buracos que facilitariam a ação de criminosos na área, uma vez que os motoristas são obrigados a diminuir a velocidade dos veículos para passar pela via. Segundo o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Itaparica (ACEITA), Helon Coelho, os manifestantes desistiram de interditar totalmente o trecho próximo ao terminal de Bom Despacho, porque o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) enviou máquinas ao local para dar início aos trabalhos de recuperação. (A Tarde)
TRE libere painéis gigantes em Comitês
Foto: Divulgação
No fim da tarde desta sexta-feira (30), o juiz eleitoral Salomão Viana, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), concedeu uma liminar favorável ao mandado de segurança impetrado pelo candidato a deputado estadual pelo PMDB Alan Sanches, liberando o uso de painéis com a imagem do candidato em seu comitê eleitoral, acima da limitação de 3 metro de largura. A decisão, em caráter liminar, abre precedente para que todos os candidatos, inclusive das chapas majoritárias, também solicitem o mesmo benefício. Na quinta-feira (29), o TRE notificou todos os postulantes com os banners fora da especificação e deu um prazo de 48h para que as propagandas consideradas irregulares fossem retiradas. O mérito da ação judicial ainda será julgada pelo pleno do Tribunal. As informações são do Bahia Notícias.
Verticalização pode afetar quase 2/3 das alianças estaduais
Um levantamento sobre as 77 coligações que disputam governos estaduais do país, mostra que pelo menos dois terços desses palanques podem ser prejudicados pela verticalização da propaganda eleitoral. Pela regra, os candidatos nos estados não poderão usar imagem e voz de presidenciáveis nos programas eleitorais de coligações que não seguirem a composição das alianças nacionais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela adoção dessa regra em 29 de junho. Mas, como a decisão provocou dúvidas no meio jurídico e entre os partidos, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu a medida dois dias depois e convocou novo julgamento do caso para a primeira semana de agosto. Caso o TSE confirme a regra, os partidos que integram a campanha da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, não poderão exibir a figura de Dilma e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 23 coligações espalhadas por 17 estados. (G1)
São Paulo lidera impugnações com base na ficha limpa
Foto: Antônio Cruz/ABR
O estado com o maior colégio eleitoral do país também é o que possui o maior número de candidaturas contestadas com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). Números parciais divulgados pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) apontam que, até o momento, 46 candidatos correm o risco de sair da corrida eleitoral por conta dos novos critérios de inelegibilidade. Entre eles, está o deputado Paulo Maluf (PP-SP), que tenta a reeleição. A quantidade de ações de impugnação de registro de candidatura no estado deve aumentar, já que até domingo (1) o órgão analisa a documentação de mais 700 pessoas que pleiteiam a inscrição para as eleições de outubro. Por conta do número de candidatos inscritos em São Paulo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) decidiu dividir a publicação das candidaturas em quatro editais. O último saiu no Diário da Justiça de quarta-feira (28). Desde então, os promotores eleitorais analisam a documentação de todos os inscritos. O prazo para apresentar as ações de impugnação termina no domingo. (Política Livre)