Daniela Cardoso
Atualizada às 19:29
O prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve nesta sexta-feira (18) no programa Acorda Cidade, onde fez uma avaliação geral do ano de 2015. O prefeito falou sobre diversos assuntos, como educação e saúde, que na avaliação dele, foram destaques em investimentos neste ano de 2015 em Feira de Santana.
“Foi um ano que conseguimos investir muito na educação. Continuamos a política de modificar a rede pública municipal de ensino, construímos belíssimas escolas e até o final de 2016 teremos uma mudança muito forte na estrutura física das escolas de Feira de Santana, não só os prédios, mas também os equipamentos e proporcionando cursos para os professores. Há sem dúvida uma evolução nesta área no nosso município.
Implantamos projetos inovadores com internet em todas as escolas, inclusive na zona rural. Implantamos o projeto Música nas Escolas, entre outros. Saúde e educação tem sido uma realidade que estamos praticando na cidade de Feira de Santana”, avaliou.
Na área da saúde o prefeito destacou uma reunião realizada ontem (17) entre o governador Rui Costa e prefeitos de diversos municípios baianos para debater medidas de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika Vírus. Ele pediu que a população ajude no combate ao mosquito.
“Tivemos essa reunião para discutirmos como agir no combate ao mosquito aedes aegypti. Ficou bem claro que é impossível o poder público combater sozinho essa questão, a não ser que se descubra uma vacina, ou outras opções. Esse mosquito nasce em nossas casas e só voa até 200 metros. Se ele voar mais que isso ele perde a força e cai, então ele é um bicho típico da nossa casa. Ficou bem claro que 90% dos mosquitos nascem dentro do ambiente de uma residência, sendo que os 10% fora é provocado pelo homem, quando joga um pneu, um prato ou qualquer objeto na rua, podendo acumular água”, disse José Ronaldo.
Transporte público
Outro assunto abordado pelo prefeito foi o transporte público, que esse ano foi alvo de muitas reclamações. Ele reconheceu as falhas, mas afirmou que as reclamações diminuíram bastante nos últimos meses. José Ronaldo afirmou que o município vem trabalhando para melhorar o transporte público em Feira de Santana.
“Quero zerar essas reclamações. Lutamos bravamente esse ano para que isso ocorresse. Fizemos uma licitação pública e contratamos as empresas. Também tivemos uma reunião com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, e as empresas de ônibus, onde discutimos o prazo para que todos os ônibus novos comecem a circular em Feira de Santana. Já está na cidade aproximadamente 180 ônibus. 270 é o total. Devem estar todos na cidade em no máximo 15 dias”, afirmou.
Segundo Ronaldo foi feito um acordo e no próximo domingo (20) será feita uma apresentação com alguns ônibus novos pelas ruas da cidade. De acordo com ele, ficou decidido também que todos os ônibus novos entrarão em circulação de uma vez só. A previsão é que isso ocorra até o dia 20 de janeiro.
Ainda sobre os novos ônibus, José Ronaldo informou que todos terão câmeras internas e externas e GPS para marcar o horário de passar nos pontos. Segundo ele, já foi iniciada a construção das estações de passageiros ao longo da Avenida João Durval e ainda em janeiro será iniciada na Getúlio Vargas. “Desse modo, vamos poder colocar os horários fixos dos ônibus. Teremos um sistema de transporte moderno”, afirmou.
Meia passagem
Sobre a aceitação da meia passagem durante o período de férias escolares, José Ronaldo tranquilizou a população e informou que a questão já está resolvida. “Mostramos às empresas que em Feira de Santana a lei permite o uso da meia passagem pelos estudantes durante o período das férias, então os vales serão aceitos durante o mês de janeiro”, assegurou.
Demissão de cobradores
Com a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica nos novos ônibus, os cobradores ficaram apreensivos com a possibilidade de perderem o emprego. Segundo Ronaldo, esse assunto está sendo tratado pelas empresas em cima do princípio da lei. “Quando se trata um assunto em cima do princípio da lei, ela deve ser cumprida. Isso é um assunto que está sendo estudando com todos os cuidados e com o desejo de não desempregar ninguém”, declarou.
Obras do BRT
O prefeito José Ronaldo de Carvalho também falou sobre as obras do BRT, que, segundo ele, estão ‘a todo vapor’. “Já estamos com diversos materiais adquiridos. Toda hora a gente recebe relatórios e espero que não apareça mais nada que possa atrapalhar para que a gente veja nossa cidade com mais mobilidade a acessibilidade”, disse.
“Por falar em mobilidade, já estamos com uma empresa contratada para fazer o plano municipal de mobilidade, já estamos com uma empresa contratada para fazer o plano diretor da cidade, já estamos, em parceria com a Embasa, elaborando o plano de saneamento básico do município e já estamos também concluindo a licitação pública para fazermos o plano de resíduos sólidos. Concluindo isso, Feira de Santana fica 100% apta com as leis brasileiras”, acrescentou.
Edital para mototaxistas
De acordo com José Ronaldo, o município está estudando a possibilidade de abrir um edital para novos mototaxistas. “Estamos estudando o assunto, recebi, inclusive, um grupo deles no meu gabinete, e esse assunto está nas mãos do procurador do município, que está fazendo um estudo, onde devemos ter a resposta até o final do ano”, afirmou.
Centro de Convenções
O Centro de Convenções, que é de responsabilidade do governo do estado, está sendo construído em uma área do município. José Ronaldo afirmou que isso nunca foi um empecilho para o andamento da obra e informou que existe a proposta de uma permuta de área com o governo do estado.
“Sempre foi aberto o diálogo. Só quero uma contrapartida. É só o governo tomar as devidas providências burocráticas e fazermos a permuta, onde a gente cede o terreno do Centro de Convenções e o governo do estado nos dá um pedaço da usina de algodão ou um trecho onde é o Derba. O governador disse que é 100% de acordo com essa permuta e que ia mandar o secretário da pasta tomar as providências. Estamos aguardando isso. Com esses espaços, a prefeitura iria construir a sede de algumas secretarias, que atualmente funcionam em casas alugadas”, informou.
Funcionários transferidos do contrato atual para cooperativas
O prefeito José Ronaldo ainda falou sobre a situação de alguns funcionários que serão transferidos do contrato atual para cooperativas. “Houve licitações públicas, empresas que participavam do serviço perderam e outras ganharam, então vai ser feita a transferência de uma empresa para outra. No caso, por exemplo, da vigilância, foi ganho por outra empresa, como agentes de portaria. Alguns vão aceitar outros não, pois parece que agente de portaria ganha menos. Mas isso é um processo licitatório e eu não posso interferir. Ganha quem tem o menor preço”, afirmou.