Acorda Cidade
O dia da Consciência Negra reunirá em Feira de Santana diversas organizações, artistas e movimentos sociais no debate sobre cultura africana. Entre os dias 20 e 22, acontece o curso de Contribuição Africana na Formação da Identidade Nacional (CAFIN). O evento tem início às 19h dessa sexta-feira (20) e será realizado na Chácara Santo Inácio, bairro Queimadinha. A entrada é gratuita.
Apoiado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Fundação Palmares, o projeto visa compreender a influência das culturas africanas na formação da identidade do povo brasileiro e seu reflexo na sociedade atual.
O curso é construído por diversas organizações e movimentos sociais que têm a questão negra como um dos pilares de sua atuação. O Movimento Sem-Terra, Levante Popular da Juventude, Movimento Negro Unificado, Consulta Popular, Movimento dos Pequenos Agricultores, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento de Jovens de Antônio Cardoso e Pastoral da Juventude são algumas das entidades presentes que contribuem para a realização do projeto.
Cada módulo do CAFIN busca debater as expressões da cultura negra em determinados aspectos da cultura brasileira, como religião, música, cinema e teatro. Nesta etapa, a temática é literatura, abordando não só a produção literária de artistas negros, como também a representação do negro na literatura nacional.
Para mais informações, os interessados podem ligar para 99256-0960 ou enviar e-mail para [email protected] .