Acorda Cidade
O Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) prestará homenagem póstuma ao professor Washington Trindade, nesta quarta-feira (4), às 18h, no Instituto Feminino da Bahia, localizado na rua Monsenhor Flaviano, número 2, Politeama, em Salvador. O professor Agenor Sampaio Neto, do Colegiado de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), será o orador oficial da solenidade.
A homenagem foi proposta pelos membros efetivos do IAB, Taurino Araújo e Agenor Sampaio Neto, e acatada pelo presidente do Instituto, Carlos Rátis, também professor da Uefs. Washington Trindade, afirma Agenor Sampaio, "teve contribuição ímpar no cenário jurídico e acadêmico do nosso país".
Trindade é da primeira turma de Direito graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1946. Em 1947, obteve o primeiro lugar para promotor de Justiça, assumindo o cargo.
No início da década de 1950, ingressa na Magistratura Estadual, tendo sido juiz nas Comarcas de Maracás, localidade em que o Fórum leva o seu nome, e também na Comarca de Vitória da Conquista. Em 1959 ingressa na Magistratura Trabalhista, ocupando o cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região no biênio 1985/1986. Em 1979, foi Ministro convocado do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Ingressou na Academia em 1964, onde obteve a livre docência em Economia Política. Lecionou no Curso de Direito da UFBA, graduação e mestrado, por quase 50 anos. Obteve em 2006 o maior título acadêmico de sua vida, o título de Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia.
É autor de diversos artigos e livros como "Regras de Aplicação e Interpretação no Direito do Trabalho" (1995), "Riscos do Trabalho" (1990) e "Trabalho e Cidadania" (1990), além do clássico “Compêndio de direito do trabalho marítimo, portuário e pesqueiro” (1983).
Ao longo da carreira profissional Washington Trindade julgou mais de 40 mil casos, "avaliando a extensão do drama social do homem ferido nas suas esperanças, realizando a justiça das necessidades”, salienta Agenor Sampaio. Trindade morreu em 2 de janeiro de 2014, aos 90 anos.