Acorda Cidade
A apresentação dos projetos de Iniciação Científica desenvolvidos na FTC Feira de Santana, na noite desta quarta-feira (21), será um dos destaques da programação da 1ª Semana de Tecnologia e Ciências (SETEC), que acontece até sexta-feira (23). Com o tema “Luz, Ciência & Vida”, a programação inclui palestras, minicursos e envolve estudantes e professores de várias áreas do conhecimento.
Ao todo, são cinco dias de atividades movimentando a comunidade acadêmica nos três turnos, desde segunda-feira (19), quando aconteceu a abertura oficial. “O aspecto mais interessante da Setec é o caráter multidisciplinar, que garante a integração entre os grupos de pesquisa”, avalia o coordenador do evento, professor Robinson Moresca de Andrade, que é membro do Comitê Interno de Pesquisa e Extensão da FTC.
O coordenador ressaltou ainda a importância do evento como espaço para mostra dos resultados das pesquisas pelos alunos de Iniciação Científica, bem como pelos professores, e a diversidade das temáticas apresentadas para debates. São atividades complementares ao conteúdo trabalhado em sala de aula, em especial as ações voltadas para os projetos de pesquisa e extensão estimulados pela Instituição.
“O estudo da fermentação láctea do biri-biri para elaboração de picles probiótico”; "O aproveitamento da casca do coco para geração e energia e incremento de renda para o produtor”; “A importância da utilização de biocombustíveis para meio ambiente e saúde do trabalhador” são alguns temas já abordados pela Semana de Tecnologia e Ciências que reúne os cursos das áreas de Gestão, Saúde e Engenharia da unidade.
Como parte da programação da Setec está acontecendo no campus da Faculdade a VII Jornada de Fisioterapia (JOFisio), com uma vasta programação de palestras e minicursos. Somente na noite de segunda-feira, foram três palestras. Uma delas, proferida pela fisioterapeuta Mary Portugal Makhoud, mestra em Ciências Sociais pela Universidade Del Salvador, Buenos Aires, sobre a saúde funcional do idoso.
O nível dos palestrantes foi destacado pela estudante de Fisioterapia Mayane Rosário Barbosa como um dos fatores que contribuem para o êxito da jornada. Ela citou, por exemplo. Além disso, “os temas abordados são interessantes, tanto pela atualidade, como pela importância para a formação do profissional”, conforme ressaltou. Nesta desta terça-feira (20), houve também apresentação de trabalhos acadêmicos.
Paralelamente a esses eventos, foi realizada segunda-feira a Capacitação de Urgência e Emergência para os enfermeiros da Atenção Básica, promovida pela disciplina Urgência e Emergência do curso de Enfermagem. As palestras ficaram a cargo das professoras Valdenice Queiroz e Maísa Sandra Macêdo, mais a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Fábia Kelle.
“A capacitação fortalece a parte de legislação e a prática ao mesmo tempo”, explicou o professor Antônio Carlos Estrela, que coordenou o evento e também ministrou a parte prática da ação, voltada para os estudantes do último semestre de Enfermagem, além de alunos de Nutrição e Fisioterapia. Participaram ainda estudantes das cidades de Santa Bárbara, Riachão do Jacuípe, Teodoro Sampaio, Irará, Tanquinho, Ipirá, Serra Preta e Serrinha.