A seleção da Espanha chegou à final da Copa do Mundo-2010, na África do Sul, ao vencer a Alemanha, por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Durban Stadiun, na cidade de Durban.
Agora, os espanhóis vão enfrentar na final a Holanda, que ontem bateu o Uruguai por 3 a 2, na Cidade do Cabo. A final está marcada para o próximo domingo, às 15h30 (horário de Brasília), no estádio Soccer City, em Johannesburgo. Esta final garante um campeão inédito.
Esta é a primeira vez que a Espanha chega à uma final de Copa do Mundo. A melhor colocação até então do time havia sido um quarto lugar, no Mundial de 1950, realizado no Brasil.
Já a Holanda disputará sua terceira final em Copas –foi vice-campeã nas edições de 1974 e 1978.
A Espanha já havia vencido a Alemanha em 2008, quando bateu os tricampeões mundiais na final da Eurocopa, por 1 a 0, gol de Fernando Torres, que hoje começou no banco de reservas –deu lugar a Pedro.
O jogo
A Espanha foi melhor do começou ao fim da partida. A primeira boa chance veio logo aos 6min. Pedro deu lançamento para Villa, que tocou na bola, mas Neuer apareceu bem para interceptar.
Com mais posse de bola, a Espanha continuava a atacar. Aos 13min, Xavi cruzou da direita, e Puyol mergulhou para cabecear, mas a bola subiu e foi por cima.
A Alemanha só foi dar seu primeiro chute a gol aos 31min. Trochowski arriscou de longe e obrigou Casillas a fazer boa defesa.
Na segunda etapa, o panorama não mudou. A Espanha continuava pressionando. Aos 12min, Xavi arriscou de fora, e Neuer espalmou. O rebote ficou com o Iniesta, que cruzou para a pequena área, e Villa chegou pouco atrasado e quase fez.
Tímida, a Alemanha chegou pela segunda fez aos 23min, com Kros, que chutou de primeira, dentro da área, um cruzamento da esquerda. Mas Casillas fez ótima defesa.
De tanto insistir, a Espanha conseguiu seu gol. Aos 28min, após cobrança de escanteio, Puyol veio de trás e subiu alto para testar para o fundo das redes. As informações são da Folha