Laiane Cruz
Cerca de 50 comerciantes da Avenida João Durval e de ruas do entorno, na área do bairro Brasília, participaram de uma reunião na manhã deste sábado (26) com a prefeitura, a fim de discutirem o fechamento da via no trecho do cruzamento com a Avenida Presidente Dutra, onde será construído mais um túnel subterrâneo, previsto no projeto de intervenções para implantação do BRT na cidade.
A previsão de início do bloqueio estava para o começo de outubro, mas os comerciantes reclamaram e pediram mais tempo à prefeitura para poderem se organizar.
(Niverton Ferraiz | Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade)
O proprietário de uma casa de carnes, Niverton Ferraiz, afirmou que a situação deve ficar complicada no local, e que ninguém esperava por essa obra em tão pouco tempo.
Ele ainda acredita que a João Durval, por ser uma avenida antiga, não está planejada para ficar sem vagas de estacionamento, e teme que falte dinheiro para a obra do BRT, fazendo com que ela demore mais que o previsto. “Vamos ver o que podemos fazer para tentar impedir essa obra”, afirmou.
Proprietário de imóveis nas Avenidas João Durval e Presidente Dutra, Aurino Soares afirma que são necessárias melhorias na mobilidade urbana do município. No entanto, avalia que os cerca de 50 pequenos comerciantes da área ficarão seriamente prejudicados.
“Não vai haver fluxo de veículos e pessoas, e o comércio vai ficar muito penalizado, diante de uma crise que nós estamos enfrentando, e serão fechados. E depois quando a obra estiver pronta como vai ficar a valorização dos imóveis? Isso é uma incógnita, e até então não foi dada nenhuma resposta para essas questões”, analisa Aurino Soares.
De acordo com ele, a prefeitura deve dialogar mais com a comunidade para ver outras possibilidades de desvio do trânsito naquele local, para que não haja prejuízo para todos.
(Joedson Lima | Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade)
O proprietário de uma loja de aluguel de DVDs, Joedson Lima, reclamou da falta de uma proposta mais completa por parte da prefeitura, demonstrando como ficaria a estrutura da área após o fechamento da João Durval. Ele propôs, junto com outros comerciantes, a construção de uma passarela na avenida, a qual ainda não consta no projeto.
Apesar de tantos questionamentos por parte dos comerciantes, o prefeito José Ronaldo avaliou a reunião como produtiva.
“Eles tiraram dúvidas sobre o período das obras e como serão. Foi uma reunião extremamente produtiva e eu saí muito satisfeito. Estou no momento de ouvir, mas é público e notório que tem pessoas que não querem deixar que ocorra”, declarou.
Na opinião do prefeito, os comerciantes entenderam a importância do projeto, mas ponderou que todos têm as suas preocupações pessoais. José Ronaldo afirmou ainda que haverá um prazo para que ele se organizem.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.