Acorda Cidade
O I Colóquio Winnicott da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) acontece nesta quarta (2) e quinta-feira (3). O objetivo do evento é fomentar o debate acerca do pensamento do psicanalista Donald Woods Winnicott (1886-1971), que dialoga com diversos campos de saberes e tem como foco principal a adoção de medidas preventivas no campo da saúde psíquica.
O evento conta com a participação dos conferencistas Zeljko Loparic e Elsa Dias, cujas contribuições ao estudo da psicanálise winnicottiana são reconhecidas nacional e internacionalmente.
Loparic é presidente da Associação Winnicott Internacional (International Winnicott Association), professor titular colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fundador da Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana (SBPW). Também é autor de renomados artigos e livros sobre Winnicott, Heidegger, Freud e Kant, a exemplo de 'Winnicott e Jung', 'Winnicott e a Ética do cuidado', 'Ética e finitude', 'Heidegger réu: ensaio sobre a periculosidade da Filosofia' e 'A semântica transcendental de Kant'.
Elsa Oliveira Dias é presidente, e também fundadora, juntamente com Zeljko Loparic, da SBPW; diretora de Ensino e Formação do Curso em Psicanálise Winnicottiana desta entidade; vice-presidente da International Winnicott Association (IWA, 2013); editora da revista eletrônica Winnicott e-Prints, além de autora de vários artigos sobre Winnicott, filosofia e psicanálise e de livros como 'A teoria do amadurecimento de D.W. Winnicott', 'Sobre a confiabilidade e outros estudos' e 'Interpretação e manejo na clínica winnicottiana'.
As conferências acontecerão no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e as apresentações de comunicações e minicursos nos módulos 1 e 7 do Campus da Uefs.