No duelo mais esperado da primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil cumpriu seu objetivo principal e ficou com a liderança do Grupo G. Jogou para o gasto, com uma atuação razoável no primeiro tempo e apagada no segundo, e ficou no empate por 0 a 0 com Portugal no estádio Moses Mabhida, em Durban, nesta sexta-feira. A partida contra o adversário mais forte da chave, no entanto, acende o sinal de alerta para o time de Dunga, principalmente quanto ao desempenho pouco produtivo de Julio Baptista, substituto de Kaká, e à dependência do ataque pelo lado direito.
O Brasil, que ouviu vaias de parte da torcida após o apito final, acumulou sete pontos em sua chave, contra cinco dos portugueses, quatro dos marfinenses e nenhum dos norte-coreanos. Agora espera a rodada decisiva do Grupo H, nesta tarde (a partir de 15h30m), para conhecer o segundo colocado, que será seu adversário nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, às 15h30m (de Brasília). Portugal, que alcançou 19 partidas de invencibilidade e terminou a primeira fase da Copa sem sofrer gol, pegará o líder do Grupo H na terça-feira, no mesmo horário.
Na outra partida da rodada decisiva do Grupo G, a Costa do Marfim conseguiu uma inútil vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Norte. Com a missão cumprida, a seleção brasileira tem a vantagem de percorrer um caminho teoricamente mais fácil até a final. Depois das oitavas, se for avançando, encara Holanda ou Eslováquia nas quartas, e Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos ou Gana na semifinal. Do outro lado da chave, Argentina, Alemanha, Inglaterra e Portugal batalham por uma vaga na decisão.As duas seleções apresentaram surpresas em suas escalações. O Brasil, além da entrada de Daniel Alves e Julio Baptista, teve Nilmar substituindo Robinho, poupado. Portugal foi mais radical nas mexidas, com quatro alterações: entraram Ricardo Costa, Duda, o brasileiro Pepe e Danny.
Segundo tempo
Os lusos mostravam que estavam mais dispostos a atacar e reforçaram essa estratégia ao trocarem Duda pelo atacante Simão logo aos dez minutos. Julio Cesar precisou entrar em ação aos 15, espalmando um chute de Raul Meireles, após desarme de Lúcio em Cristiano Ronaldo, que chegou ao ataque sozinho enfrentando quatro adversários. Enquanto o goleiro era atendido, após choque com o português, e exibia uma proteção nas costas, Dunga mostrava no banco de reservas muita irritação com a falha na marcação.Vendo o adversário tomar a iniciativa do jogo na segunda etapa, o Brasil tentava variar suas jogadas, apostando em Michel Bastos na esquerda. Mas o lateral não teve sucesso no ataque, sendo vaiado por parte da torcida após um cruzamento errado. (Globo Esporte)
Costa do Marfim vence Coreia do Norte, mas é eliminada
A Costa do Marfim encerrou a sua participação na Copa do Mundo da África do Sul, nesta sexta-feira, com uma vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Norte, em partida disputada no estádio Mbombela, na cidade de Nelspruit, e válida pela terceira rodada do Grupo G.Com o triunfo, a seleção africana terminou com quatro pontos e saldo positivo de um gol, e em terceiro lugar na chave em que Brasil, com sete pontos, e Portugal, com cinco, avançaram às oitavas de final. A Coreia do Norte saiu da Copa do Mundo sem pontuar, com um gol marcado e 12 sofridos. Com a eliminação da Costa do Marfim, o futebol africano terá apenas a seleção de Gana como representante nas oitavas de final da primeira Copa do Mundo em seu continente. África do Sul, Argélia e Camarões foram as outras equipes da África que deixaram o torneio precocemente. A seleção marfinense entrou em campo com uma tarefa complicada. Para avançar às oitavas de final da Copa, a equipe precisava derrotar a Coreia do Norte e contar com uma vitória do Brasil e ainda reverter uma vantagem de oito gols de Portugal no saldo de gols. Antes da rodada, os portugueses tinham saldo positivo de sete gols contra um saldo de dois gols negativos dos marfinenses.
Já eliminada, a Coreia do Norte tinha como meta de se recuperar da derrota por 7 a 0 para a Costa do Marfim e encerrar a sua segunda participação na Copa do Mundo com um resultado mais honroso. A equipe voltou a ser derrotada, mas ao menos não foi goleada no seu terceiro jogo. Como precisava de uma goleada histórica, a Costa do Marfim começou a partida pressionando a Coreia do Norte marcou dois gols nos primeiros 20 minutos. Mas apesar de ter o controle do jogo e da Coreia do Norte não oferecer muita resistência, a equipe não conseguiu manter o mesmo ritmo no restante do jogo. Ainda marcou um terceiro gol, mas insuficiente, até porque o Brasil apenas empatou com Portugal por 0 a 0.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade