Tecnologia

Estudantes baianos criam bengala automática de baixo custo para deficientes visuais

O projeto, que surgiu em um grupo de pesquisa do Ifba, concorre a prêmio na Campus Party. Ideia é comercializar a bengala com preços acessíveis.

Acorda Cidade

Um grupo de estudantes do Instituto Federal da Bahia (Ifba) desenvolveu ao longo de oito meses um projeto voltado para ajudar pessoas com necessidades visuais: uma bengala que os impe de esbarrar em objetos apenas com uma vibração.

A ideia partiu do professor Justino Medeiros que, junto com três integrantes do Grupo de Pesquisa de Sistemas de Automação e Mecatrônica (Gesan), elaborou a Bengala Automatizada para Detecção de Obstáculos. O segundo protótipo da ferramenta foi um dos projetos selecionados para exibição na Campus Future, que faz parte da quarta edição da Campus Party Recife. A proposta da criação da bengala surgiu a partir da convivência com deficientes visuais no próprio local de estudo.

O grupo, que ainda conta com o estudante de engenharia mecânica Eric Pessoa e Larissa Assis, aluna do curso técnico de automação do Ifba, determinou que a ferramenta contaria com três sensores que alertariam o seu usuário da proximidade e localização de um obstáculo nas imediações.

"Decidimos que a detecção dos objetos se daria através de sensores separados por zonas – a esquerda, a direita, a central e superior", disse Victor. "Essa detecção é feita e processada em uma plataforma chamada Arduino", explica.

Este tipo de plataforma é de hardware livre, ou seja, gratuito, e permite a criação de ferramentas acessíveis, de baixo custo e fáceis de serem utilizadas e customizadas. "O controle é feito ali [no Arduino] e passado para os motores de vibração, que ficam na parte onde a pessoa pega na bengala".

O objetivo geral do produto, segundo o estudante baiano, é desenvolver um instrumento de baixo custo que seja acessível à população de deficientes visuais.

Informações do Correio 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários