Tecnologia

Brasileiros criam carregador de celular que capta energia a partir do movimento corporal

O dispositivo dispensa a utilização de uma fonte elétrica para carregar o aparelho e pode ser acionado durante uma simples caminhada

Acorda Cidade

Dois jovens estudantes do Rio de Janeiro desenvolveram recentemente um gerador de energia que consegue recarregar um celular. Rodrigo Sampaio, 20 anos, e Carlos Eduardo Dias, 16 anos, criaram o 'Ônix', um aparelho que mede 7 por 6,5 centímetros e que não precisa ser ligado na corrente elétrica. Ele é acionado por meio do movimento corporal.

O dispositivo fica dentro de uma pequena bolsa, presa por fitas na altura da coxa. Ele funciona através de uma haste de alumínio, de 15 centímetros de comprimento, conectada ao aparelhinho, e quando movimentada o mecanismo desenvolvido pelos meninos transforma a energia cinética em elétrica. Uma caminhada de três horas faz com que o dispositivo preencha 100% a bateria de um celular.

Rodrigo e Carlos Eduardo esperam atrair investidores para aperfeiçoar o conceito. Eles já estudaram formas de diminuir o tamanho do gerador e de substituir a bolsa que fica presa à perna. Em entrevista ao jornal O Globo, disseram que estão cheios de ideias, mas precisam do apoio de alguma empresa, pois faltam recursos para executá-las.

Os dois já entraram com um pedido de registro de patente e estão esperando para saber se foram os primeiros a desenvolver o sistema. Aqui no Brasil, o órgão responsável pela concessão de patentes é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No site da instituição é possível encontrar todas as informações para começar o processo.

Fonte: iBahia
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários