A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, deu inicio à primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), no sábado (12). De um público estimado em 52 mil crianças com até cinco anos de idade no município, 18.214 foram imunizadas, o que representa 35 % da população alvo. O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, lembra que mesmo sem registros da doença no país há 20 anos, a vacinação é necessária. “O Brasil está livre da paralisia infantil desde 1989, porém a imunização é fundamental. Nosso país tem um grande fluxo de turistas vindos de países que ainda não estão livres da doença, podendo trazer o vírus para as nossas crianças”, destaca.
Com apenas duas gotinhas, as crianças estão sendo imunizadas contra a poliomielite. A etapa inicial de vacinação vai até o dia 9 de julho. A segunda etapa da campanha será realizada no dia 14 de agosto. A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Janice Estrela, alerta que “a imunização somente é completa com a segunda dose”.
As vacinas estão disponíveis em todos os postos de Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Programa Saúde da Família (PSF) que fazem parte da rede municipal. As informações são da Secom.