Laiane Cruz
Uma comissão do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes ( DNIT) realizou na manhã desta quarta-feira (17), uma visita técnica, na Avenida Eduardo Fróes da Mota (Avenida de Contorno), da região Noroeste – BR 116 Sul ao Norte, trecho que liga a Pousada da Feira da Feira ao bairro Cidade Nova.
Participaram da visita, o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Adailton Cardoso, acompanhado pelo deputado estadual Zé Neto, o secretário de planejamento Carlos Brito, além de vereadores e representantes de entidades.
Na avaliação do diretor de planejamento do DNIT, a visita a Feira de Santana foi bastante positiva. “É muito importante pra quem está desenvolvendo qualquer tipo de projeto dessa natureza, conhecer o trecho, as dificuldades da região, as dificuldades do trânsito e também entender como é que funciona a movimentação dos motoristas da cidade. Isso traz elementos importantes para que o projetista possa prever e projetar soluções voltadas para a fluidez do tráfico”, afirmou.
Ainda de acordo com Adailton Cardoso, após a elaboração do anteprojeto é que se partirá para o processo de contratação da empresa que irá executar o empreendimento. A previsão, segundo ele, é que o pré-projeto esteja pronto até setembro deste ano, para que a partir deste mês até outubro, seja feita a licitação.
O diretor avaliou também durante o percurso que existem alguns pontos críticos que merecem mais atenção, como a região da lagoa e o cruzamento dos Correios, no bairro Mangabeira, que dá acesso ao bairro São João. Além disso, segundo Cardoso, existe a possibilidade da construção de mais um viaduto na região do cruzamento da Avenida Noide Cerqueira com a Avenida Getúlio Vargas, e uma quarta pista na Avenida Noide Cerqueira.
“Estamos analisando várias proposições, e dentre estas, existe a possibilidade de abrir mais uma via de tráfego (na Nóide Cerqueira). Mas nós vamos levar em consideração também os custos das desapropriações. A expectativa é que a execução das obras comece em 2016”, informou.
O deputado estadual Zé Neto admitiu que a duplicação do Anel de Contorno é uma cobrança feita por empresários do setor produtivo de Feira de Santana, sindicatos, dentro diversos setores. “Estamos colados lá em Brasília e a gente vai fazer o possível para que ainda esse ano começe a obra do contorno noroeste, que liga os bairros Cidade Nova até a Pousada da Feira, e o contorno norte”, disse.
O secretário de Planejamento do município, Carlos Brito, ponderou que a participação de representantes da prefeitura na visita técnica foi no sentido de avaliar as impressões, para em conjunto propor soluções. “Após essa visita, as impressões serão discutidas com o Dnit, para ver soluções e propostas. O nosso objetivo é cuidar de Feira de Santana e dar o melhor para seus cidadãos.”
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.