As autoridades americanas anunciaram nesta sexta-feira que a cadeia de lanchonetes McDonalds pede aos consumidores que não utilizem e, se possível, devolvam os 12 milhões de copos decorados com o personagem Shrek. A razão do ‘recall’ é a presença de cádmio, um metal pesado que impõe riscos à saúde, na pintura do copo.
Os copos que serão recolhidos pelo McDonalds nos Estados Unidos. (Foto: AFP)
A Comissão de Segurança de Produtos para Consumo dos EUA e o McDonalds pediram a devolução dos copos Shrek, informa o comunicado. "Os consumidores devem deixar de usar os copos", enfatiza o texto.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cádmio é um metal usado na indústria siderúrgica e em plásticos. Quando ingerido, pode se acumular principalmente nos rins e há evidências de que é cancerígeno quando inalado.
O comunicado afirma que o recall foi decidido por precaução e que não foram assinalados incidentes relacionados com o assunto. "É ilegal vender ou tentar vender um produto que sofreu recall", enfatiza ainda o texto.
O McDonalds do Brasil se manifestou por meio da assessoria de imprensa esclarecendo que "estes copos não possuem qualquer relação com os copos da Coca-Cola que foram distribuídos pelo McDonalds no Brasil, que são produzidos com vidro colorido e não são pintados, como na promoção norte-americana".
(Com informações da AFP)