Acorda Cidade
A Polícia Rodoviária Federal em Jequié finalizou à meia noite deste domingo (24), a Operação Exposição Agropecuária de Jequié, iniciada em 16 de maio. Foram abordadas 1.117 pessoas e 1.116 veículos, entre os quais três com ocorrência de roubo ou de furto que foram recuperados pelos PRFs. Além disso, duas armas de fogo e três documentos falsificados (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV) foram flagrados durante a Operação.
Não foram registrados acidentes com óbitos na BR 330 no período da operação que teve além da fiscalização de trânsito, ações de educação para o trânsito, com palestras temáticas e vídeos. O “Cinema Rodoviário” levou ações nas BRs 330 e 116 e nos colégios municipais e estaduais, na Praça Ruy Barbosa, e no stand da PRF presente na Exposição Agropecuária de Jequié. Ao todo, 5 colégios foram visitados.
As palestras e vídeos educativos alcançaram 1.042 pessoas, que foram orientadas a terem uma postura defensiva em relação ao trânsito, principalmente quanto à direção segura, na fiscalização de excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, ultrapassagens proibidas e envolvendo motocicletas e/ou ciclomotores.
Foram aprendidos e encaminhados aos órgãos competentes 20m³ de madeira nativa da região da caatinga e 01 animal silvestre vivo, ambos sem documentação ambiental que comprovasse a legalidade do transporte. No total, 11 pessoas foram presas e encaminhadas às respectivas delegacias de polícia judiciária por crimes como porte ilegal de armas de fogo, uso de bebidas alcoólicas, roubo/furto ou receptação de veículos etc.
A PRF intensificou a fiscalização com o etilômetro, aparelho conhecido como “bafômetro”, realizando 387 testes, dos quais 10 condutores foram flagradas e autuados, e três pessoas foram presas por exceder o limite que e foram encaminhadas até a delegacia de polícia judiciária local.
Ao definir o planejamento Operacional, a PRF realiza diversos estudos técnicos, levantando os principais pontos de acidente e suas possíveis causas, o que direciona o posicionamento das equipes de fiscalização, de combate à criminalidade e de radar. Mesmo assim, durante a Operação Exposição Agropecuária em Jequié 282 foram flagradas transitando acima do limite de velocidade.