Acorda Cidade
A dificuldade financeira porque passa o município de Inhambupe, distante a 163Km de Salvador, levou o prefeito Benoni Eduard Leys (PT) a cancelar a tradicional festa do “Arraia da Lua Cheia na Terra do Lobisomem”, que todo ano atrai milhares de pessoas de todas as regiões do Estado.
De acordo com Leys, Inhambupe não está com condições de promover o São João em circunstância da grande redução de receita. O gestor municipal lamentou a não realização da festa, argumentando que em tempos de crise é necessário priorizar pagamentos, saúde, educação, assistência social e outros serviços essenciais.
Por conta disso, a prefeitura vai direcionar os recursos que seriam gastos com os festejos juninos para honrar o reajuste de 13,01% concedido aos professores municipais, aprovado na sessão dessa terça-feira (dia 12) da Câmara de Vereadores local. E também para conceder aumento de 6,5% os funcionários municipais que ganham acima de um salário mínimo.
Ainda sobre dificuldades, o prefeito informou que o Governo Federal vem atrasando os recursos e isso tem gerado instabilidade financeira na maioria dos municípios, incluindo Inhambupe. "Hoje, se o gestor não tomar cuidado, a prefeitura entra em falência. Já existem várias prefeituras no país inteiro falidas, que não têm mais o que fazer", argumentou.
A resolução do prefeito, já publicada no Diário Oficial no último dia 05 de maio, atende também a orientação da presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria Mendes, que, preocupada cos a escassez dos recursos, recomenda o cancelamento dos festejos juninos aos municípios atingidos pela crise.