Ciência e Tecnologia

Cientistas chineses descobrem fóssil de dinossauro com 'asas de morcego'

O animal que causou estranhamento na comunidade científica internacional teria vivido na Terra há cerca de 160 milhões de anos.

Acorda Cidade

Após estudos, foi descoberto que um fóssil, encontrado por um agricultor na Província de Hebei, na China, teria “asas de morcego” e pertence à família de dinossauros Scansoriopterygidae. O animal que causou estranhamento na comunidade científica internacional teria vivido há cerca de 160 milhões de anos na Terra.

A espécie foi descoberta pelo Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados (IVPP), da Academia Chinesa de Ciências. Ele foi batizado de Yi qi, ou "asa estranha", em chinês, foi descrita na edição da semana passada da revista científica "Nature".

O dinossauro que, pesava 380 gramas, tinha dentes e era onívoro, com uma estrutura que nunca foi observada antes, e as suas asas peculiares podem ajudar no entendimento das técnicas de voo que os animais usavam no período em que as aves modernas nasceram.

Com características não encontradas em outros dinossauros, o dinossauro tem traços que se parecem com animais que voam ou planam, como morcegos e esquilos-voadores. Em entrevista à "Nature", o paleontólogo Thomas Holtz Jr, da Universidade de Maryland, afirmou que o dinossauro estava levantando mais questões do que respondendo.

“Esse é um dos animais mais estranhos que eu já vi em registros de fósseis", declarou.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários