Acorda Cidade
Uma operação de combate a esquemas de fraude em declarações do Imposto de Renda pessoa física em Salvador foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (30). A "Operação Olhos de Lince" integra um conjunto de ações da Receita Federal e conta com apoio do Ministério Público Federal.
De acordo com a Receita, foi cumprido um mandado de busca e apreensão de documentos e computadores na casa de um suspeito que teria realizado as declarações de um grupo formado por 40 pessoas. Foram identificados diversos indícios de fraudes nas informações fornecidas. A Receita Federal estima que mais de R$ 2 milhões podem ter sido indevidamente deduzidos nestas declarações suspeitas. As irregularidades consistiam no aumento irregular de despesas passíveis de abatimento da base de cálculo do Imposto de Renda.
Ainda segundo a Receita, tanto o profissional responsável pelo preenchimento e transmissão das declarações, como os contribuintes que se valeram da fraude, poderão ter seus nomes encaminhados ao Ministério Público Federal para que respondam a ações penais.
No dia 17 de abril deste ano, uma operação semelhante, também com o objetivo de combater fraudes nas declarações do Imposto de Renda foi realizada em Feira de Santana, cidade a cerca de 10 km da capital baiana. Intitulada "Operação Malha 325", a ação também identificou mentores das fraudes e beneficiários do esquema que apresentaram declarações com deduções fictícias.
A Receita destaca que os contribuintes que utilizaram tais artifícios fraudulentos e que ainda não foram intimados pela Receita poderão retificar suas declarações. Após intimação, poderão ser autuados e obrigados a pagar multa de 150% do valor irregularmente deduzido, além de sofrerem representação criminal.
Fonte: G1.