A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Meio Ambiente, está buscando parcerias para a construção de um ponto de apoio no município a fim de desenvolver ações que solucionem os problemas relacionados à passagem de veículos que transportam produtos perigosos, a exemplo de estacionamento irregular em vias urbanas e acidentes em Feira de Santana.
Na manhã desta quinta-feira (27), o técnico de Segurança do Trabalho, Sérgio Aras, chefe da Divisão de Fiscalização Moacir Lima, e diretor de Licenciamento e Fiscalização Lucilio Flores, se reuniram com representantes da Federação das Empresas de Transportes da Bahia e Sergipe (Fetrabase) a fim de solicitar apoio, no sentido de que a entidade faça gestões juntos aos associados do Sest/Senat. De acordo com Sérgio Aras, a construção do ponto de apoio está prevista na lei 041/2009 do Código de Meio Ambiente. Com a criação do espaço, “todos os veículos que necessitarem parar em Feira de Santana vão fazer a parada nesse ponto, em local licenciado, isolado e com fiscalização, e o motorista se deslocará em outro tipo de veículo para resolver qualquer problema que tiver necessidade”, explicou.
Na reunião, Sérgio Aras informou que Feira de Santana recebe, diariamente, cerca de 300 veículos transportando produtos considerados perigosos. O técnico expôs imagens de alguns acidentes ocorridos no município e a falta de atitudes planejadas para as situações. “Todos perdem com os acidentes: o motorista, as empresas, a sociedade e o meio ambiente. A prevenção é muito mais simples”, acrescentou.
O presidente da Fetrabase e também do Conselho Regional Nordeste IV do Sest/Senat, Antônio Carlos Knittel, elogiou a iniciativa da Prefeitura e afirmou estar disposto a apoiar o projeto. “É bastante notável a preocupação dos feirenses com o meio ambiente e com os possíveis danos irreversíveis. Vamos nos juntar e fazer o que for possível para minimizar este problema”, destacou.
Knittel propôs a realização de um seminário em Feira de Santana com a participação de organizações envolvidas na criação do ponto de apoio, assim como de técnicos de fiscalização, 2º Grupamento de Bombeiro Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também sugeriu a criação de cartilhas de educação ambiental para distribuição entre os motoristas. Além do técnico e do presidente, participaram do encontro a secretária executiva do Conselho de Meio Ambiente, Josélia dos Santos, diretor do Departamento de Atendimento, Protocolo e Arquivo Roberto do Nascimento, e a diretora da unidade de Feira de Santana do Sest/Senat, Márcia Regia Batista.
Na terça-feira (26), técnicos da Secretaria de Meio Ambiente realizaram uma visita ao Comitê de Fomento Industrial de Camaçari e foram recebidos pelo diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Pólo Petroquímico de Camaçari, Aurinésio Calheira, o qual se solidarizou com a iniciativa de Feira de Santana e ofereceu treinamento especializados para os técnicos da Secretaria, Samu e Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). As informações são da Secom.