Foto: Secom
A Central Municipal de Regulação agendou 35.449 consultas e 54.295 exames do mês de janeiro a abril deste ano. Entre os meses do período citado, março teve o maior número de marcação de procedimentos. Foram 12.509 consultas e 17.086 exames. A marcação dos procedimentos é realizada através das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e de Unidade Básica de Saúde (UBS), que enviam as guias de serviços médicos para a Central Municipal de Regulação. Cada unidade de saúde tem uma cota de marcação que varia a depender da unidade.
Uma vez marcados os exames e as consultas, as guias voltam para os PSF’s e UBS’s que informam aos pacientes que os procedimentos solicitados já estão agendados. Diretamente na Central de Regulação, que funciona ao lado da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na avenida João Durval Carneiro, s/n, bairro Estação Nova, os pacientes marcam procedimentos oncológicos, anatopatológicos, como a coleta de material para biopsia, e hemodiálise.
“Os pacientes que se enquadram no perfil citado podem marcar os procedimentos aqui mesmo na Central Municipal de Regulação por conta da gravidade dos casos. Os demais são agendados através das unidades de saúde”, salienta a coordenadora, Márcia Cristina Souza. Algumas das especialidades ofertadas na Rede Municipal de Saúde são: dermatologia, pneumoligia, endocrinologia, neurologia, pediatria, ginecologia, hematologia, hematopediatria, oncologia, cardiologia, oftalmologia, urologia e pré-natal de alto risco. Entre os exames realizados estão a ultra-som, espirometria, o preventivo e o raio-X. As informações são da Secom.