Feira sedia microrregional do Samu

Feira de Santana vai sediar a denominada Microrregional Feira-Serrinha do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assumindo a regulação do serviço.

Feira de Santana vai sediar a denominada Microrregional Feira-Serrinha do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assumindo a regulação do serviço. A ampliação, decidida pelo Ministério da Saúde, deve beneficiar cerca de 1,6 milhão de habitantes, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Foto: Secom

Ao participar de uma reunião, nesta terça-feira (18), na Sesab, em Salvador, o prefeito Tarcízio Pimenta reiterou que a regionalização chega num momento em que ainda não há certezas sobre o reforço que o Ministério da Saúde dará ao serviço, principalmente na área tecnológica e de possibilitar recursos para a contratação de pessoal.

“O Samu de Feira é uma referência na prestação de um excelente serviço e é preciso que haja um efetivo envolvimento do Governo Federal e do Governo do Estado para consolidar essa regionalização”, destacou o prefeito.

A regionalização prevê que os gestores de cada município serão responsáveis pela instalação de equipamentos eficientes de comunicação com a Central de Regulação, que ficará sediada em Feira de Santana. Além disso, haverá bases com ambulâncias, em alguns locais estratégicos da microrregião. Os detalhes ainda serão divulgados pela Sesab. O secretário de Saúde, Rafael Cordeiro, e a coordenadora do Samu em Feira de Santana, Maísa Macedo, também presentes à reunião, tentaram convencer os técnicos da Sesab a promover uma regionalização por etapas. O coordenador do serviço de Urgência da Sesab, Paulo de Tarso, argumentou, entretanto, que a decisão fora imposta pelo Ministério da Saúde.

“Não queremos que Feira apareça como um município que esteja tentando dificultar a regionalização, muito pelo contrário. Exatamente por isso estamos chamando a atenção para a necessidade de melhorias no serviço”, frisou o prefeito Tarcízio Pimenta.    

As informações são da Secom.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários