Acorda Cidade
Secom- Um dos mais tradicionais movimentos populares da região, a Festa de Reis, realizada no distrito de Tiquaruçu, vai passar a ter novo formato. O evento para 2016 passará a ser um produto turístico de Feira de Santana. Essa foi a pauta da reunião realizada na manhã dessa quinta-feira, 26, no distrito.
A Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), em conjunto com as secretarias municipais de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) e Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri) e o responsável pelo Grupo Cultural Reisado de São Vicente, Asa Filho, participaram da reunião.
Durante o encontro foi feito um levantamento do acesso ao distrito para receber o turista e ainda a sinalização turística da festa. Segundo eles, a ideia é colocar um portal na entrada de Tiquaruçu, identificando o Reisado.
Segundo Graça Cordeiro, diretora de Turismo da Settdec, todas as secretarias envolvidas querem fazer da Festa de Reis um produto turístico. “Essa é uma forma de preservar a cultura na região. Além de valorizar a sociedade local, agregando valor ao Reisado. Precisamos preparar o distrito. Para isso estamos levantando as necessidades a serem trabalhadas”, destaca.
A diretora disse ainda que outra visita será feita a Tiquaruçu. “Marcamos outro encontro no distrito, para visitar a Pedra do Judeu, a Fábrica de Mel, Fazenda do Bonsai, Casa de Farinha, entre outros locais que podem atrair turistas e assim gerar renda à comunidade local”, informa.
Para Asa Filho, responsável pelo Grupo Cultural Reisado de São Vicente, o momento é de união. “A Festa de Reis tem um simbolismo católico e cultural”, salienta.
Asa Filho diz ainda que é preciso explicar à comunidade de Tiquaruçu essa questão da cultura de Reis de São Vicente. “Estamos procurando logo cedo ver todas essas questão para que a Festa de Reis de 2016 seja no formato que a gente deseja. Para isso é de suma importância antecipar os preparativos e envolver as secretarias”, pontua.