A licitação pública, na modalidade pregão presencial, para fornecimento de merenda escolar da rede municipal de Feira de Santana, despertou interesse de 71 empresas distribuidoras de gêneros alimentícios, que baixaram o edital via internet. Dividido em três lotes de produtos, o certame será mantido para a próxima sexta-feira (07), a partir das 9hs, no Salão de Licitações da Prefeitura, na avenida Sampaio, centro da cidade, já que uma única concorrente que apresentou pedido de impugnação do processo licitatório não apresentou a documentação necessária.
O presidente da Comissão Permanente de Licitação, João Urias Barros, explica que a alegação da empresa J. L. Comercial de Alimentos, de Riachão do Jacuípe, para a impugnação da licitação é improcedente. “Só esta empresa alega que não existe biscoito de 45g. Mas nenhuma distribuidora se apega a um só tipo de alimento, o que se reflete no fato de que num universo de 71 empresas interessadas na licitação, somente ela está questionando, o que reflete alguma frustração desta empresa”, observou.
Já o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, explica que o volume de 45g da embalagem de biscoito é definido criteriosamente por nutricionista e que os pacotes são fechados visando garantir a higiene. Enquanto isso, a carne de charque, que o mercado oferece de dois tipos (dianteira e traseira), foi optada pela primeira em função de ser mais macia e menos gordurosa. “Qualquer consumidor que puder optar certamente escolherá a melhor para seus filhos. Foi isto que fizemos”, ressaltou.
A licitação foi dividida em três lotes visando a aquisição de 19 gêneros alimentícios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No lote um estão arroz, achocolatado, biscoito de leite vitaminado, biscoito doce tipo rosquinha de côco, carne bovina desidratada tipo charque, macarrão parafuso tipo sêmola, óleo de soja, suco em caixinha sabor caju, suco de caixinha sabor goiaba, suco em caixinha sabor maracujá e suco em caixinha sabor uva.
No segundo lote estão carne bovina ao molho, carne bovina moída in natura, carne de frango e frango inteiro in natura. Já no terceiro lote estão iogurtes nos sabores ameixa, graviola, morango e salada de frutas. O prazo de validade da proposta é de 60 dias, sendo que o prazo de entrega do objeto é de 12 meses. E a marca, bem como o prazo de validade do bem ofertado deverá, obrigatoriamente, serem informados na proposta. As informações são da Secom.