Câmara aprova reajuste para aposentados e derruba fator previdenciário

A Câmara dos Deputados aprovou, nas últimas horas da noite de ontem (04), o reajuste de 7,7% para os aposentados que recebem acima de um salário mínimo.

A Câmara dos Deputados aprovou, nas últimas horas da noite de ontem (04), o reajuste de 7,7% para os aposentados que recebem acima de um salário mínimo. O percentual é superior ao negociado pelo governo. Na mesma sessão, os deputados derrubaram o fator previdenciário.  A emenda do líder do PPS, Fernando Coruja (SC), que acaba com o fator previdenciário, a partir de 2011, obteve mais de 300 votos, contrários foram 80. A MP segue para o Senado.

O fator previdenciário é uma fórmula que reduz, na maioria das vezes, os valores dos benefícios da Previdência em relação ao salário de contribuição. Em algumas situações, porém, o cálculo é favorável ao trabalhador. Pela Lei atual, o trabalhador do sexo masculino, mesmo que some 35 anos de contribuição, só pode aposentar-se aos 65 anos. No caso das mulheres, são 60 anos de idade e 30 de serviço.  Sobre o reajuste para os aposentados, o deputado Colbert Martins (PMDB-BA) disse, em entrevista ao Acorda Cidade, que acredita na sanção do presidente Lula. Ele avalia que se “tem dinheiro em caixa para emprestar aos bancos, o governo também tem dinheiro para pagar aposentados”

Thaine Rodrigues

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários