Acorda Cidade
Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na prisão de três homens e na apreensão de 239 “papelotes” de cocaína, porções de maconha, mais de R$ 8 mil em dinheiro e uma motocicleta. A Operação Globo, deflagrada, na madrugada desta quarta-feira (14), no Nordeste de Amaralina, para cumprimento de 10 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão, teve como alvos os envolvidos no homicídio do soldado PM Diego Márcio Tavares de Oliveira, ocorrido em 6 de dezembro de 2014, naquele bairro.
Jeferson Rocha Pelúcio, o “Trem”, de 19 anos, Wellington do Nascimento Pereira, 34, e Tiana Santos da Silva, 27, foram presos nos bairros de Santa Cruz e Nordeste de Amaralina, respectivamente. Mais de 100 policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Narcóticos (Denarc), Operação Gemeos, Rondesp/Atlântico e Central, e da 26ª CIPM/Brotas, participaram da operação, que é mais uma ação da Força-Tarefa criada para investigar mortes de policiais.
De acordo com o delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), que coordenou a operação, sete integrantes da quadrilha, envolvidos em duplo homicídio, ocorrido em 25 de outubro de 2014, no Boqueirão, Santa Cruz, ainda estão foragidos. O assassinato tem relação com o tráfico de drogas da região.
Leandro Marques Cerqueira, o “Leandro P”, Alex Sandro Reis Rodrigues dos Santos, o “Trovão”, Cristiano Sodré Felicíssimo, o “Zóio”, Dimas Santos do Nascimento, Claudemir Gomes Conceição, o “Mizinho”, Paulo Roberto Anunciação da Cruz, o “Paulinho”, e Edvan dos Santos Oliveira, o “Nenga”, estão sendo procurados pela polícia. Michel Santos Borges, o “Michel” ou “Cara de Peixe”, que também integrava o bando, morreu durante confronto com policiais militares, no domingo (11), no Nordeste de Amaralina.
PIATÃ
O soldado Diego foi rendido pelos traficantes na localidade do Globo, levado para o Boqueirão, torturado e morto a tiros. O corpo do PM foi encontrado dentro de um carro, na Rua da Gratidão, em Piatã. A polícia está investigando a motivação do crime.
Jeferson, Wellington e Tiana, envolvidos no crime, foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O delegado Marcelo Sansão, titular da 1ª Delegacia de Homicídios, DH/Atlântico, também participou da oitiva dos flagranteados.
Depois de apresentado à imprensa, na tarde de hoje, durante coletiva conduzida pelo delegado Odair Carneiro, titular da DHM, pelo comandante da Rondesp/Central, major PM Baeta, e pelo major Hebert, da 26ª CIPM/Brotas, os criminosos foram encaminhados ao sistema prisional.
Força- Tarefa
A Força-Tarefa que apura crimes contra policiais, coordenada pelo DHPP, foi criada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), é integrado por equipes DHPP, Superintendência de Inteligência (SI/SSP) e setores de inteligência das polícias Civil e Militar e já capturou 11 homicidas: Rogério Silva Soares, de 19 anos, e Eduardo Marques dos Santos, 21, assassinaram o soldado PM Valmir do Carmo do Espírito Santo, em uma pizzaria, na localidade conhecida como Derba, em Santo Amaro, no dia 26 de maio do ano passado. O PM era lotado na 10ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM)/Santo Amaro. A dupla foi presa no dia 11 de setembro, na Federação, durante operação conjunta com a polícia Militar.
Já André Luis da Silva Nascimento, o “Tó”, de 24 anos, e os comparsas, Carlos Diram Silva Machado, o “Diram”, 20, e Alexsandro Borges da Silva Anunciação, o “Gordo”, 20, foram identificados como os autores da morte do policial civil Jorge César de Castro Pereira, 55, lotado na 13ª Delegacia Territorial, (DT/Cajazeiras). Jorge foi morto durante um assalto no interior de um galpão, na Estrada Velha do Aeroporto, no dia 23 de julho deste ano.
Alexsandro também estava com a prisão decretada pela Justiça por envolvimento na morte do policial militar Clóves Silva da Paixão, 47, lotado na 52ª CIPM, morto no dia 14 de julho deste ano, quando tomava café numa padaria no bairro do Caji, em Lauro de Freitas. Alexandro tinha um mandado de prisão temporária em aberto e foi capturado junto com os comparsas, também no dia 11.
Com a prisão do traficante e homicida Jean Jorge Gonçalves dos Santos, o “Papel”, de 26 anos, o Grupo Especial que apura mortes de policiais chega à prisão do sexto criminoso envolvido em homicídios desta natureza. Apontado como um dos autores do latrocínio do soldado PM Washington Luís Santos Cruz, 40, lotado na Rondesp/RMS, “Papel” foi preso no dia 24 de setembro, em Santo Inácio, por policiais militares da Operação Gêmeos e conduzido ao DHPP. O crime aconteceu na manhã de 31 de julho, no bairro de Paripe.
O traficante Alessandro da Silva Santos, o “Bronha”, um dos responsáveis pela morte do soldado Fábio Rosas, em agosto deste ano, foi preso no dia 4 de novembro, no bairro de Luís Anselmo, por equipes da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), e das 26ª e 58ª Companhias Independentes de Policia Militar (CIPMs).
O assaltante Janderson dos Santos Silva, o “Catinga”, de 19 anos, que participou do latrocínio do policial militar Apolinário Manuel Bonfim Neto, no Saboeiro, em 23 de setembro, foi preso por investigadores da DHM, no dia 12 de novembro, ao se apresentar na 16ª Vara Crime, no Fórum Criminal de Sussuarana. Os comparsas Anderson Miranda Lima, de 27 anos, e Israel Fagundes de Santana, o “Bride”, 20, foram presos no dia 29 de setembro, na localidade da Baixa do Silva, em Cosme de Farias, durante operação das polícias Civil e Militar. Já Diego Silva Santos, o “Cabeça”, 27, foi preso em 27 de setembro, em Valença, por policiais da 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).