Foto: Secom
Deputado federal Colbert Martins e o prefeito Tarcízio Pimenta
As situações emergenciais em Feira de Santana ganharam um importante suporte do Governo Federal, fruto da visita do ministro da Integração Nacional, João Santana a Feira de Santana e, posteriormente, da ida do prefeito Tarcízio Pimenta a Brasília-DF. Foi publicada no "Diário Oficial da União", na quinta-feira (29), a Portaria de nº 293, de 27 de abril de 2010, onde é decretada a situação de emergência em Feira de Santana e a impossibilidade do problema ser resolvido pelo Município, atingido pelas fortes chuvas.
Com isso, foi autorizada por crédito extraordinário a liberação de recursos financeiros no valor de R$ 1,5 milhão, já empenhados em conta aberta pela Prefeitura de Feira de Santana. A verba é destinada a contratação de horas de máquinas para desobstrução de rede coletora de águas pluviais e aquisição de material para recuperação de unidades habitacionais. Através do Termo de Compromisso de nº 0203/ 2010 assinado com o ministro, o prefeito compromete-se a executar as obras.
A notícia foi passada a imprensa na manhã desta sexta-feira (30) pelo prefeito e deputado federal Colbert Martins em reunião com a presença de secretários. “É uma vitória para Feira, nunca ocorrida em outra época. Uma sinalização de que tudo que dissemos foi constatado”, disse Tarcízio Pimenta.
O prefeito fez um retrospecto cronológico para a aquisição do benefício. Dia oito de abril foi decretado estado de emergência no Município, segundo dia de fortes chuvas na cidade e que resultaram em inúmeros danos para a comunidade, inclusive deixando famílias desabrigadas. Com a presença do ministro da Integração Nacional em Salvador, o prefeito, por intermédio do deputado federal Colbert Martins, solicitou a vinda dele a Feira e, na oportunidade, 10 de abril, João Santana pode verificar as condições em que a cidade se encontrava. No dia 13 de abril, o prefeito foi recebido em audiência em Brasília por João Santana, quando apresentou um relatório da Defesa Civil, com farta documentação fotográfica, além de projetos voltados para obras de saneamento pluvial para o município. Participaram dessa reunião, Colbert Martins e os secretários Carlos Brito (Planejamento) e Mizael Santana (Prevenção a Violência).
Na reunião desta sexta, Colbert Martins relatou que quando o ministro veio a Feira "saiu muito impressionado com a questão da cidade e apesar da burocracia enfrentada dos últimos quinze dias para liberação da verba, o processo andou tudo muito rápido".
Na próxima terça-feira (4 de maio) o prefeito vai Brasília novamente, visando dá continuidade ao projeto de macrodrenagem para Feira de Santana. As informações são da Secom.